CJF Contabilidade

EnglishPortuguese

Veja como abrir uma filial de sucesso da sua empresa

Com a expansão do empreendedorismo digital, muitas empresas conseguem satisfazer toda sua demanda comercial a partir de um único endereço. Mesmo que, em muitos casos, o público consumidor esteja até em continentes diferentes. 

Porém, alguns negócios precisam estar fisicamente próximos de seu público: é o caso de academias, clínicas, pet shops, salões de beleza, restaurantes, e muitos outros. 

Assim, quando o empreendimento cresce, abrir um novo estabelecimento é a grande aposta para o sucesso de seu negócio. Chegou a hora de abrir uma filial de sua empresa.

Entretanto, o procedimento requer estratégia e para ter assertividade, é preciso passar por algumas burocracias. Para não errar na aposta, separamos este artigo para você ter o máximo sucesso na abertura de filial para sua empresa.

Tenha uma boa leitura!

O que é uma filial?

Por filial, nos referimos a uma extensão de um mesmo empreendimento. Trata-se de um novo estabelecimento, mas que investe na ideia de ampliar os mesmos negócios da matriz em regiões nas quais o serviço ou produto não existia antes, ou, apesar de haver público consumidor, não chegava com tanta força. 

Ou seja, significa abrir um novo estabelecimento conservando a marca e credibilidade de mercado do negócio original, para ter mais visibilidade, interação de mercado com o público local e ganhar confiança e praticidade.

Uma filial possui CNPJ, administração e equipe próprias. Entretanto, se subordina às diretrizes de atuação da matriz com vista a conservar o modelo de negócio, padrões de qualidade e gestão financeira.

Nova empresa ou filial: qual a diferença?

Você já conhece as características de uma filial, mas ainda pode ter dúvidas sobre qual a diferença de se abrir uma empresa. Confira as diferenças!

Uma empresa possui identidade própria, regularizada pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, (CNPJ). Dessa forma, ao abrir uma nova empresa, todas as ações e planejamentos correspondentes devem ser pensadas de maneira isolada.

Logo, seu produto ou serviço, segmento, público, identidade e estratégias de comunicação com cliente não dependem da outra empresa do titular.

Dessa forma, uma empresa nova é uma ideia viável para quem quer gerir negócios em outro segmento ou outro produto que não absorva os valores da primeira empresa nem venha a competir no mesmo setor.

 Conheça também: Demonstrações contábeis: aprenda a avaliar os relatórios gerados pelo seu contador

Como planejar a abertura de uma filial para seu negócio?

Agora que você entende como este modelo de negócio funciona, pode ter entendido que a medida empreendedora para investir e lucrar mais é a abertura de filial

Você quer investir neste negócio, mas pode estar se perguntando: qual a melhor estratégia para ter sucesso na abertura de sua filial, correto? Para isso, elaboramos um passo-a-passo com dicas estratégicas para abrir uma filial de sucesso da sua empresa.

Continue a leitura para saber mais.

Elabore um plano de negócios

Você já ouviu falar em plano de negócios? Na hora de abrir uma filial, este projeto é parte substancial para uma tomada de decisões assertivas.

Um plano bem estruturado irá envolver todas as ações futuras do empreendimento em conformidade com as aspirações do mercado. Dentre outras ações, esta ação estratégica irá elaborar e gerir projetos, como:

  • Gestão financeira;
  • Estratégias de marketing;
  • Composição de equipes;
  • Investimentos;
  • Projeções de lucratividade.

Escolha o local de modo inteligente

Esse é um ponto altamente importante e em nenhuma hipótese pode ocorrer com aleatoriedade ou sem estudo de caso. 

É interessante considerar o raio de abrangência dos serviços da matriz na hora de abrir uma filial. Isso irá garantir uma alta relevância à decisão de se instalar uma filial naquele espaço. 

Pode te interessar: Planejamento Estratégico Empresarial: Sua empresa está preparada para 2022?

Como abrir uma filial de empresa na prática

Agora, para abrir uma filial de sucesso da sua empresa na prática, é preciso seguir rigorosamente os ditames da Lei para não se ter problemas com os órgãos regulamentadores e atrasar o processo. 

Entretanto, já existe uma empresa em operação. Neste caso, você precisa selecionar a natureza societária, jurídica e o regime tributário cabível para o formato do negócio.

Feito isso, basta levar à Junta Comercial da sua cidade:

  • Requerimento de arquivamento na Junta Comercial do Estado;
  • Documento de alteração de contrato para abertura de filial;
  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN): uma por filial aberta;
  • Comprovantes de pagamento de serviços pertinentes à abertura do tipo de empreendimento.

Cumprido este processo, você precisará emitir, ainda, o CNPJ da filial, a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento e demais licenças específicas  do tipo de estabelecimento que está abrindo. Confira os regulamentos previstos pela Prefeitura de sua cidade.

Desta forma, conte com o suporte  de uma contabilidade especializada no seu segmento para lhe oferecer o know how adequado para analisar o mercado, o público consumidor, a concorrência e as estratégias adotadas para extrair a máxima lucratividade desta tomada de decisão.

Conheça os Serviços da CJF Contabilidade

Agora que você já sabe tudo que sua empresa sai ganhando com a abertura de uma filial, conte com o suporte especializado de quem é referência no assunto: conheça as soluções da  CJF Contabilidade!

Entre em contato  e fale com nossos consultores. Temos a solução que seu negócio precisa.

Continue a leitura: Quais atividades são passíveis de serem terceirizadas via BPO Financeiro?

 

Software de gestão médica: conheça os principais sistemas do mercado para sua clínica médica

A rotina de um estabelecimento de saúde é, geralmente, bastante complexa e com alta rotatividade de pacientes.

Seja um consultório, hospital ou clínica, estes ambientes lidam com situações de emergências  nas quais a rápida decisão pode literalmente determinar a sobrevida de um paciente.

Entretanto, as obrigações administrativas são igualmente volumosas e a boa gestão destes processos demandam muito dos profissionais.

Aqui entram as plataformas de gestão e automatização de processos, que apresentam soluções cada vez mais completas para as clínicas médicas.

No post de hoje vamos ajudar você, profissional da medicina, a conhecer os principais softwares de gestão médica disponíveis no mercado

Boa leitura!

Software de gestão médica: o que é?

Os softwares de gestão médica são programas desenvolvidos especificamente para suprir as necessidades do estabelecimentos de saúde.

Estes programas visam otimizar a gestão médica por meio da organização e automatização das rotinas administrativas típicas destes estabelecimentos em várias frentes.

Confira alguns procedimentos que saem ganhando com  a otimização de processos:

  • Cadastro de clientes e mailing list;
  • Realização de agendamentos e confirmações de consultas;
  • Gestão de compromissos fiscais;
  • Organização de prontuários;
  • Arquivamento de exames;
  • Gestão de entradas e saídas de insumos e controle de estoque;
  • Controle do fluxo de caixa;

Entretanto, pensando na diversidade que pode existir entre diferentes empreendimentos de saúde e suas respectivas demandas – um hospital de porte especial e uma clínica podem ter necessidades bastantes distintas – desenvolvedores criam programas com navegabilidades bastante distintas entre si. 

Fazer a escolha do programa mais adequado às exigências de um empreendimento de saúde requer um conhecimento aprofundado das responsabilidades administrativas, fiscais e financeiras do negócio. 

Contar com o suporte de um profissional contábil nessa é o caminho mais eficiente e econômico.

Portanto, reunimos aqui algumas dicas bastante úteis para conhecer mais sobre os principais softwares de gestão médica. Continue a leitura para saber mais.

Leia também: Planejamento estratégico para clínicas médicas: entenda o que é e como fazer.

Como escolher um bom software para sua clínica?

Em linhas gerais, para que um software de gestão médica tenha suficiência de recursos para supor atender a tudo que uma unidade de atendimento à saúde necessita para operar suas rotinas sem gargalos operacionais, eles precisam apresentar algumas características básicas de funcionamento. 

Apresentar estes recursos é um bom indicativo de que aquele sistema tem o que precisa para que a vida funcional de uma empresa no segmento de saúde tenha um bom desempenho. São eles: 

  • Proteção avançada de dados;
  • Ferramentas de personalização de atendimento;
  • Mecanismos de prescrição online;
  • Integração de tarefas e dados com outros sistemas e ferramentas;
  • Emissão de Notas Fiscais;
  • Controle de entradas e saídas de materiais;
  • Gerenciamento financeiro.

Agora que você já entende o que é qual a importância de  um software de gestão médica, continue nesse artigo para saber mais sobre as melhores opções do mercado.

Leia também: Qual é o papel da contabilidade na gestão de clínicas médicas.

Quais os melhores softwares de gestão médica para seu negócio?

Agora que você já tem um panorama de tudo que um programa precisa ter para atender bem a um estabelecimento de saúde, confira as plataformas mais famosas para gestão médica eficaz.

IClinic

Com perfil focado na solução das demandas administrativas e de clínicas e consultórios, o 

O iClinic facilita a gestão ao criar acesso em um só lugar para serviços como: agendamento de consulta online, envio automático de lembretes para os pacientes, gestão de

 prontuários, prescrições digitais e controle de finanças.

Tasy

Desenvolvido pela Philips, o Tasy é reconhecido por oferecer uma funcionalidade aprimorada no sentido da privacidade de dados do paciente.

Utilizando ainda um recurso de recomendação de programas de medicina preventiva como mecanismo para conferir mais dinamismo na comunicação com clientes.

Totvs

Presente no mercado há 34 anos, o sistema Totvs é mais abrangente e inclui também corporações de maior porte, ele oferece uma gama ampla de ferramentas já no módulo básico – de relacionamento com o cliente até medicina preventiva. 

O programa oferece, ainda, modais acessórios, como plataforma de e-commerce, por exemplo.

OnMed

Este é um software de gestão médica que tem sua navegabilidade focada em empreendimentos de médios e grandes portes.

Seu foco é na na gestão em conjunto ao incluir interatividade em rede entre unidades. 

Ainda, uma das soluções ampliadas que oferece para a gestão médica é o upload de arquivos, produzindo relatórios e gráficos comparativos.

ProDoctor

Esta plataforma oferece mais opções para armazenamento de informações do paciente, além de uma tecnologia própria que produz cálculos automáticos de doses de medicação baseadas nas informações das receitas médicas.

O programa ainda possibilita o registro de consultas realizadas com cada paciente, gerando uma base de dados bastante consistente.

Agora que você compreendeu a importância destas ferramentas na organização e dinamização das rotinas de trabalho de uma clínica médica, que tal conhecer especialistas nesse modelo de gestão para te dar uma força nesta escolha?

Conheça mais soluções: Lucro Presumido para clínicas médicas e médicos: conheça os benefícios

Conte com o suporte de uma contabilidade especializada na gestão de sua clínica médica

A CJF Contabilidade é uma Contabilidade focada no atendimento personalizado para estabelecimentos e  profissionais da saúde.

Venha conhecer nossas soluções projetadas para garantir que seus serviços de assistência à saúde tenham ainda mais eficiência ao desonerar seus colaboradores na gestão de rotinas burocráticas do cotidiano médico.

Na hora de escolher qual o software de gestão médica para seu empreendimento, nossos consultores farão um estudo pormenorizado das necessidades de seu negócio para uma tomada de decisão assertiva.

Entre em contato e saiba mais. Gostou deste conteúdo?  Não deixe de conferir mais materiais em  nosso blog. Siga também nossas redes sociais

Continue a leitura: 4 benefícios de uma contabilidade para clínicas médicas bem estruturada.

  

 

Benefícios fiscais para empresas que investem em ciência e tecnologia

Os investimentos feitos em ciência e tecnologia refletem em toda a cadeia produtiva do país. Não Importa qual seja o segmento de seu negócio, tecnologias e ferramentas inteligentes impactam na performance e resultado de sua atividade empresarial. 

E como resultado direto, o mercado nacional tem se tornado mais produtivo, oferecendo maior qualidade nas entregas e apuração de dados, que se tornaram mais dinâmicos e precisos, fornecendo suporte a tomadas de decisões muito mais inteligentes para os negócios.

Por esta razão, o Governo Federal criou programas de benefícios fiscais para empresas que investem em ciência e tecnologia, como forma de levar mais recursos para o financiamento de pesquisas e refletir de forma positiva em toda a sociedade. 

Quer saber como estimular a competitividade do país no cenário internacional e ainda receber vantagens tributárias por isso? Continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

O que são os programas de incentivo à Ciência e Tecnologia?

Como forma de estimular tanto o empreendedorismo quanto o crescimento da indústria nacional, o Governo Federal criou leis de incentivos tributários para quem investe em programas que estimulam a pesquisa e desenvolvimento da  Ciência e Tecnologia (C&T) no país. 

A medida visa angariar recursos da iniciativa privada para acelerar projetos de avanço tecnológico desenvolvidos por Instituições de ciência e tecnologia, centros de pesquisa, universidades e congêneres.

Seu objetivo final é estimular o crescimento da economia do país por meio do fortalecimento da competitividade no mercado internacional e promover assim o crescimento da economia do país. 

Entretanto, na legislação atual, a participação em programas de incentivo à ciência e tecnologias é preciso estar enquadrado no regime tributário do Lucro Real. 

Formas legais de investimento

Conforme a legislação para investimento em PD&I o investimento em ciência e tecnologia pode se dar em diferentes campos. As principais formas previstas em lei são: 

  • Atividades de tecnologia industrial básica;
  • Pesquisa básica dirigida;
  • Desenvolvimento experimental;
  • Pesquisa aplicada;
  • Serviços de suporte técnico.

Como obter benefícios fiscais para empresas que investem em ciência e tecnologia?

Os benefícios fiscais, por participar do incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, são concedidos as empresas enquadradas no Lucro Real. Porém, elas precisam proceder conforme as previsões legais para que a destinação de capital ocorra de modo regulamentado. 

Dessa forma, o investimento normalmente se dá pela participação de editais publicados pelo Governo Federal, por meio das Fundações de Amparo à Pesquisa(FAPs) de cada Estado. 

As FAPs recebem os recursos destinados aos programas e realizam a distribuição destes recursos às instituições de pesquisas participantes. 

As Fundações de Amparo à Pesquisa também tomam responsabilidade no processo de prestação de contas dos valores aportados à cada empresa pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e à Receita Federal.

Entretanto, podem haver outras modalidades de captação de recursos para esse fim, que ocorrem de modo menos usual, mas sempre formalizado por via de mecanismos oficiais. 

Os critérios para que empresas participem de programas de investimento em Ciência e Tecnologia, são:

  • Emitir comprovação de regularidade perante tributos federais e créditos inscritos em Dívida Ativa da União;
  • Informar demonstração do lucro fiscal do ano-calendário;
  • Apresentar os impostos a pagar, também referentes ao ano base.

Cumpridos estes processos, a empresa se mostra apta a participação nos programas de incentivo em ciência e tecnologia e recolher os benefícios que façam jus ao programa fomentado. Prejuízos fiscais não aproveitam benefícios de períodos anteriores ao ano referência.

Confira, agora, em quais programas investir e quais os benefícios

Quais os principais programas de incentivo à Ciência e tecnologia no Brasil?

As principais linhas de investimento em ciência e tecnologia desenvolvidas pelo Governo Federal são: investimento ou fomento em base tecnológica, cultura da inovação, educação, mercado para produtos e serviços inovadores.

Dessa forma, vale lembrar que podem existir alguns programas específicos e regionalizados. Entretanto, destacamos, neste artigo, de modo extensível para qualquer empresa no país que atendam os requisitos para a participação. 

Lei da Informática

Esta linha de investimento foi criada em outubro de 1991. Por meio dela, empresas que  investem recursos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em tecnologias da informação recebem o benefício de isenção ou diminuição de alíquotas sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Programa Rota 2030

A Medida Provisória n.º 843, visa estimular o fomento ao desenvolvimento tecnológico, aumento da competitividade, segurança e práticas inovadoras no segmento automotivo do Brasil.

Empresas investindo em ciência e tecnologia por meio desta tecnologia recebem 15,3% do valor aplicado em forma de crédito sobre a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Lei do Bem

A Lei do Bem foi instituída em 21 de novembro de 2005, implementando estratégias de incentivo para que empresas prestem suporte financeiro à Inovação, Ciência e  Tecnologia. Em contrapartida, oferece os seguintes benefícios:

  • Amortização de bens intangíveis de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D);
  • Redução no Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas (IRPF) e CSLL;
  •  Até 50% de redução sobre (IPI) em compra de equipamentos com destinação a projetos de Pesquisa, tecnologia e inovação;
  • Descontos sobre compra de equipamentos P&D;
  • Alíquota do IRRF Isentas em remessas para o exterior, com finalidade de reparo ou registro e de marcas, patentes e cultivares.

Agora que você já sabe o que são os benefícios fiscais para empresas investindo em ciência e tecnologia, conheça uma contabilidade especializada na captação de incentivos fiscais para sua empresa.

https://contabjf.com.br/fale-com-contabilidade-em-belo-horizonte/

Conte com o suporte da CJF Contabilidade!

Somos uma contabilidade com mais de 35 anos de mercado. Prezamos por metodologias personalizadas, que resultaram no crescimento sustentável de mais de 450 empresas em todo o país. 

Nosso Setor Fiscal é composto por uma equipe com vasto conhecimento técnico nos variados setores de comércio, serviço e indústria.

Conte com nossa equipe de especialistas para te auxiliar a investir em ciência e tecnologia do jeito certo e obter o máximo proveito dos benefícios fiscais para sua empresa!

Entre em contato para conhecer nossas soluções! Gostou deste artigo? Leia mais conteúdos como este em nosso blog e nossas redes sociais!

Leia mais: Planejamento Orçamentário 2023: como preparar sua empresa.

Rolar para o topo