bpo-financeiro-atividades-terceirizadas

Quais atividades são passíveis de serem terceirizadas via BPO Financeiro?

O desafio de muitos empreendedores consiste em realizar a administração dos números do negócio e, por isso, optam pela terceirização. Mas você sabe quais rotinas são realizadas pelo BPO financeiro?

É preciso esclarecer que todas as atividades financeiras de uma empresa podem ser  terceirizadas nesse modelo de serviço. Entretanto, algumas dessas tarefas são mais procuradas pelos gestores no momento em que  buscam pela contratação de um escritório especializado. 

Isso porque, sabemos que existem rotinas do setor financeiro que não podem ser desconsideradas. Afinal, uma gestão financeira eficiente é o caminho para o sucesso de um negócio!

Continue a leitura desse artigo e compreenda quais atividades são passíveis de serem terceirizadas via BPO financeiro.

Leia também sobre: BPO Financeiro em Belo Horizonte: Saiba o que é e em que pode ajudar o seu negócio.

O que é o BPO Financeiro?

Antes de falarmos sobre as atividades passíveis de terceirização pelo BPO financeiro, é importante compreender o significado desse serviço. A sigla BPO (Business Process Outsourcing) significa a “terceirização dos processos de um negócio”. 

Nesse aspecto, o setor financeiro é um dos mais aptos a serem terceirizados. Contudo, qualquer área que não esteja ligada à atividade fim da empresa é passível de terceirização pelo BPO.

Portanto, o BPO financeiro se responsabiliza pelo controle e administração das finanças. 

As atividades terceirizadas via BPO financeiro

Conheça, a seguir, quais são as principais atividades passíveis de terceirização por meio do serviço de BPO Financeiro.

Elaboração e controle do fluxo de caixa

O adequado controle do fluxo de caixa permite ao gestor obter uma visão ampla da saúde financeira do negócio, fornecendo dados para a correta tomada de decisões, imediatas e a longo prazo. 

A apuração deve ser feita preferencialmente todos os dias, a fim de obter maior controle sobre os números. 

Nesse aspecto, um resultado com valor muito alto ou muito baixo, sugere a necessidade de realizar a revisão dos processos, a fim de promover uma melhor organização das finanças.

O saldo negativo sugere a necessidade de cortar gastos, reduzir custos fixos e negociar prazos junto aos fornecedores. Já o saldo positivo deve ser encarado como um ativo de investimento, que pode ser empregado em algum fundo rentável até que se precise realizar um pagamento.  

Leia também sobre: Conheça os benefícios de uma Contabilidade Estratégica para o seu negócio.

Emissão de documentos fiscais

A emissão de documentos fiscais também é um dos serviços executados pela terceirização financeira

Os documentos fiscais comprovam a venda de produtos e serviços, e dão legalidade fiscal a este processo, sendo os principais: 

  • Nota fiscal eletrônica (NF-e);
  • Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e);
  • Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e);
  • Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e);
  • Manifesto de documentos fiscais eletrônicos (MDF-e);
  • Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT).

Conciliação bancária

O BPO financeiro também realiza o serviço de conciliação bancária que, de forma resumida, consiste em fazer o acompanhamento da movimentação bancária e analisar se estão de acordo com os registros de fluxo de caixa. 

Esse serviço é extremamente importante para confirmar a realização das previsões financeiras, assim como para evitar a ocorrência de erros e fraudes.

Ou seja, nesse processo, o resultado almejado é que o saldo bancário esteja de acordo com o saldo do caixa da empresa. Caso sejam encontradas falhas, outras medidas devem ser tomadas, como a realização de uma auditoria financeira. 

Análise de crédito

A análise de crédito é aplicada antes da concessão de crédito aos clientes. Nesse aspecto, trata-se de uma análise minuciosa a respeito do poder de pagamento. 

Nessa atividade são realizadas várias etapas burocráticas, como a identificação do cliente, o estudo do perfil de pagamento e a comprovação da renda. 

Esse serviço é utilizado para reduzir a taxa de inadimplência nas empresas, possibilitando um melhor fluxo de recebimentos.

Gestão de contas a pagar e a receber

Nessa atividade o BPO financeiro se encarrega de realizar a gestão de todas as contas da empresa, pagáveis e recebíveis. 

Nesse aspecto, o consultor realiza o agendamento de pagamentos, a emissão de guias de pagamento, o lançamento e o registro dessas transações. Essa tarefa é importante pois permite que a empresa se mantenha em dia com o pagamento dos fornecedores.

Além disso, o profissional em finanças também se encarrega da gestão dos pagamentos que devem ser recebidos dos clientes. 

Sem atenção a esta área, a empresa pode deixar de receber valores suficientes para quitar suas obrigações, implicando em atrasos e acúmulo de dívidas.  

Gestão de indicadores de desempenho

Dentro das atividades executadas pelo BPO financeiro, temos ainda a atividade que realiza a gestão dos indicados por meio de ferramentas próprias da administração. 

O objetivo dessa atuação é avaliar os processos financeiros e fomentar a tomada de decisões. Nesse aspecto, também é feita a avaliação dos principais pontos de sucesso do negócio.   

Conte com um suporte especializado em BPO financeiro!

Portanto, agora que você já sabe quais atividades podem ser terceirizadas pelo BPO financeiro, que tal aplicar esse serviço especializado à sua empresa?

Para tanto, conte com a CJF Contabilidade! Cuidaremos do setor financeiro do seu negócio para que você tenha tranquilidade para cuidar de outras áreas. 

Portanto, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer melhor os nossos serviços. E não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar novos conteúdos!

Leia também sobre: Entenda a importância do Planejamento Estratégico no processo de abertura de um negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo