CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Como fazer gestão financeira em sua empresa?

A gestão financeira é um dos pilares por trás dos grandes cases de sucesso no ambiente empresarial. A forma com a qual um empreendedor lida com as suas finanças é determinante para o futuro da sua empresa.

Ou seja, a maneira com a qual a gestão financeira é desempenhada possui o potencial tanto de levar uma empresa ao seu crescimento, como também levá-la ao fracasso.

De acordo com o Sebrae, um dos principais fatores por trás da mortalidade de uma empresa são os seus problemas financeiros.

Sendo assim, é fundamental que todo e qualquer empreendedor que deseja ver a sua empresa crescendo no mercado tenha como prioridade cuidar das suas finanças e, assim, investir no aumento do seu patrimônio.

Visto que a gestão financeira cumpre um papel indispensável no sucesso de uma empresa, nos dedicamos a, por meio deste conteúdo, apresentar estratégias para otimizar a administração das suas finanças.

Portanto, leia com atenção e descubra como você, empreendedor, pode fazer a gestão financeira da sua empresa! Vamos lá?

O que é a gestão financeira?

Em primeiro lugar, é fundamental compreender do que se trata a gestão financeira. Estamos nos referindo a um conjunto de estratégias focadas no controle, análise e planejamento das finanças de uma empresa.

Ou seja, o foco de uma gestão financeira é fazer com que um empreendedor utilize os recursos financeiros da sua empresa de forma inteligente. O que contribui diretamente com o aumento do seu patrimônio.

Uma empresa, quando não cuida das suas finanças, está sujeita a lidar com uma série de riscos, que podem comprometer o seu funcionamento.

Por exemplo, já imaginou investir na contratação de novos funcionários e, pela falta de uma gestão financeira, se ver sem os recursos para arcar com os seus salários?

Sendo assim, além de evitar que problemas como o citado acima aconteçam, a gestão financeira faz com que uma empresa se mantenha em dia com os seus compromissos. O que abre as portas para o aumento do seu lucro.

Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre o tema: Como ocorre a tributação de Holding e quais são as suas vantagens?

Quais erros devem ser evitados na gestão financeira?

Apesar de ser indispensável em toda e qualquer empresa, a gestão financeira ainda é negligenciada por alguns empreendedores.

É o que faz com que uma empresa feche o mês sempre no vermelho. Ou seja, a falta de um controle financeiro pode fazer resultar no endividamento de um negócio, levando-o assim a enfrentar um processo de falência.

De acordo com dados levantados pelo Serasa Experian, em Janeiro de 2020, mais de 6 milhões de empresas estavam com o CNPJ negativado. Sem sombra de dúvidas, tais dados são reflexo da falta de uma gestão financeira.

Sendo assim, para que a sua empresa não entre para as estatísticas acima, é necessário evitar alguns erros, como:

  • Não ter um pró-labore definido;
  • Misturar finanças pessoais com empresariais;
  • Não ter um controle do seu fluxo de caixa;
  • A falta de uma reserva financeira;
  • Não ter objetivos financeiros estabelecidos.

No entanto, quais são os passos para que seja possível investir em uma gestão financeira de forma assertiva?

Confira a seguir algumas dicas essenciais para que a sua empresa se torne uma referência na administração financeira. Leia!

Como fazer a gestão financeira de uma empresa?

Após compreender qual é a importância por trás de uma gestão financeira eficiente, é possível que você esteja se questionando sobre quais são os passos que, quando seguidos, levam uma empresa a obter resultados positivos.

Desta maneira, vamos apresentar 3 dicas valiosas sobre como manter as finanças da sua empresa sempre em ordem. Acompanhe conosco e descubra!

1. Faça o controle do fluxo de caixa

O primeiro passo é realizar o controle do fluxo de caixa. Estamos nos referindo a uma das principais ferramentas na gestão financeira de uma empresa.

Isso porque, o fluxo de caixa é o responsável por fazer o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa. Ou seja, tudo que entra e sai do seu caixa dentro de um determinado período de tempo, que é estabelecido pelos gestores.

Por meio do controle do fluxo de caixa, se torna possível ter uma tomada de decisão mais inteligente e assertiva. Afinal de contas, agora será possível compreender qual é a realidade financeira apresentada por uma empresa.

Além disso, estamos falando de uma ferramenta que também possibilita prever como serão os próximos meses de uma gestão. O que é de suma importância para que os gestores se preparem para possíveis crises.

Confira também o artigo: É possível fazer a equiparação hospitalar de uma clínica médica? Saiba como pagar menos impostos.

2. Faça um mapeamento de todos os custos e despesas

A gestão financeira de uma empresa também passa pelo entendimento de todos os seus custos e despesas. Isso porque, todo empreendedor deve compreender como o dinheiro está saindo do caixa do seu negócio.

Desta forma, deve-se fazer um mapeamento detalhado de todos os gastos da empresa, entendendo melhor a sua realidade atual.

Esta atividade permite identificar se a empresa está obtendo um retorno significativo ou se existem custos e despesas que podem ser reduzidos. No entanto, é necessário que toda economia não interfira em outras atividades operacionais.

3. Analise os seus indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são métricas que permitem identificar qual tem sido o desempenho financeiro de uma empresa.

Também conhecidos como KPIs (Indicadores-chave de Desempenho), eles trazem consigo uma visão geral do momento de uma empresa. Ou seja, se ela está seguindo o melhor caminho para o seu desenvolvimento financeiro ou não.

Além disso, uma outra dica valiosa para cuidar da gestão financeira de uma empresa é contar com o apoio de um serviço especializado! Neste momento, saiba que você pode ter à disposição o suporte da CFJ Contabilidade!

Isso porque, a saúde financeira da sua empresa é vista como essencial para a nossa equipe de profissionais. Com isso, nós nos disponibilizamos para cuidar dos seus números, enquanto você pode cuidar da sua atividade principal.

Portanto, não deixe de entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem ajudar na gestão financeira da sua empresa!

Gostou do nosso conteúdo? Saiba que você pode continuar acompanhando nossas publicações por meio das nossas redes sociais e blog! Leia também sobre o assunto: Imposto de Renda 2021: Por que é importante contratar uma contabilidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo