CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Conheça os benefícios de uma Contabilidade Estratégica para o seu negócio

contabilidade-estratégica-beneficios

Diversas burocracias estão envolvidas nos processos contábeis e tributários em nosso país. Isso porque, ao empreender, é preciso estar preparado para o enfrentamento diário de uma série de desafios. 

Como um complexo sistema tributário, diretrizes e leis que mudam com frequências e ainda decisões estratégicas que precisam ser tomadas durante o dia a dia para o progresso da empresa, tudo isso em um ambiente de pandemia e estagnação econômica. 

Em meio a este cenário, surge um novo ramo no setor: os serviços especializados em contabilidade estratégica.  

Para entender melhor este assunto, confira a seguir os benefícios de uma contabilidade estratégica para o seu negócio. 

O que é uma contabilidade estratégica 

A contabilidade estratégica, é o setor contábil ativo, que atua desenvolvendo operações dentro de uma empresa, interferindo de forma positiva nos processos de gestão de negócio.

Por meio da atuação de profissionais especializados, será compartilhado conhecimento com todos os setores, o que possibilitará a melhoria de todo o ambiente empresarial. 

A fim de ter um controle efetivo dos processos contábeis, fator fundamental que evita o surgimento de problemas maiores. Principalmente o que estão relacionados com as burocracias, resultando em uma maior organização, lucratividade e desenvolvimento de uma forma geral para as empresas. 

Aproveite para conferir também: Os 8 erros de gestão que os empresários mais cometem: Saiba como evitar

Qual o objetivo da contabilidade estratégica?

A contabilidade estratégica tem como objetivo adicionar processos de gestão empresarial para a melhoria do controle de todos os departamentos de um negócio. Fazendo que o mesmo possa se destacar no mercado por meio de seu desenvolvimento estruturado. 

Para tanto, a atuação dos profissionais contábeis, possibilita a elaboração de planos econômicos, que orientam os processos em cada etapa de planejamento, assim como na comunicação entre todos os setores da organização. 

Ou seja, a contabilidade estratégica busca um maior alinhamento entre os diversos departamentos de uma organização, tornando assim mais fácil o alcance de suas metas. 

Quais são os benefícios da contabilidade estratégica? 

Confira a seguir quais são os principais benefícios que a contabilidade estratégica pode promover em seu negócio. 

Comunicação entre os setores 

Contar com um sistema integrado ou um ERP, permite fazer a unificação de todos os dados, porém não garante a troca de informações entre o time de colaboradores. 

Deste modo, um dos princípios da contabilidade estratégica é fazer com que a comunicação entre os diversos setores de uma organização ocorra de forma fluida e ágil. 

Neste sentido, quanto maior for a noção de respeito dos objetivos de cada setor mais fáceis para as tomadas de decisões. 

Acompanhamento dos resultados 

Um profissional contábil estratégico, não atuará somente com  a elaboração de um planejamento, mas também com a orientação necessária de todas as partes na gestão de projetos. 

Dessa forma, o contador se faz presente na implementação e no acompanhamento de seus resultados. 

Assim quanto mais cedo, o empresário souber a respeito de seus resultados mais fácil se tornará a resolução dos problemas. 

Confira também: Contabilidade em Belo Horizonte: Conheça os diferenciais da CJF para o seu negócio.

Visão ampla do negócio 

Por meio da contabilidade estratégica, se torna possível buscar por uma maior comunicação entre os setores de uma empresa. 

Diante disso, por meio de sua aplicação se torna possível ampliar o conhecimento sobre o fluxo de caixa, capital a ser investido, segmentos de mercado em potencial, assim como entre os processos em andamento na empresa. 

Neste sentido, contar com apoio deste serviço especializado, permite uma visão ampla dos negócios.  

Contribuindo ativamente no impulsionamento de metas em conjunto com todos os setores da empresa. Dessa forma, possibilita a realização de uma análise precisa e real de quais são as atividades e dados financeiros. 

Melhor gestão financeira

A aplicação da gestão financeira auxilia na redução de gastos estratégicos, por meio da aplicação de um diagnóstico de despesas e análise de possíveis desperdícios.

Desse modo, o foco passa a ser não apenas no controle de gastos em geral, como também, de fatores externos, como por exemplo a inflação. 

Sendo assim, além dos gastos, a contabilidade estratégica também irá se utilizar de informações sobre a tesouraria, fazendo o cruzamento de  dados úteis sobre as receitas e despesas. 

Suporte para tomada de decisões

Por último, entre os principais benefícios da contabilidade estratégica está o suporte para a tomada de decisões. Isso porque, nem sempre esta é uma ação simples de ser executada, qualquer que seja um engano cometido poderá trazer as mais variadas consequências.

Diante disso, com amplitude das informações obtidas, se torna possível fazer com que  a gestão de uma empresa se desenvolva de forma saudável, conforme os parâmetros estabelecidos em seu planejamento. 

Por fim, podemos afirmar que a contabilidade é um importante setor que está diretamente ligado ao desempenho de um negócio. E com apoio de um profissional especializado, se torna possível se munir de diversas informações, que permita compreender as leis, assim como os riscos que uma empresas pode estar correndo. 

Agora que o leitor já conhece quais são os benefícios que este conceito pode fornecer, que tal conhecer um pouco mais sobre nossa empresa? 

Neste momento, saiba que você e a sua empresa podem contar com o suporte especializado da Contabilidade CJF! A nossa equipe de especialistas se posiciona ao lado da sua empresa em todas as suas etapas: da abertura ao sucesso!

Portanto, aproveite para entrar em contato conosco e, assim, descobrir como os nossos serviços podem te ajudar!

Gostou do nosso conteúdo? Não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para continuar acompanhando! Aprenda também lendo: Entenda a importância do planejamento estratégico no processo de abertura de um negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo