CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Qual é o papel da contabilidade na gestão de clínicas médicas

contabilidade- gestao-de-clinicas-medicas

O empreendedorismo na área de saúde é um trabalho de alta complexidade. Fazer gestão da vida é, em última análise, não só um trabalho, mas uma missão.

Não existe uma rotina ou previsibilidade no campo da medicina: por mais que o profissional atue num segmento específico – infectologia, ortopedia ou neurologia, por exemplo – as causas das enfermidades são tantas que mal se pode catalogar.

Dessa forma, o profissional da área médica é um indivíduo dedicado à ciência e sua vida profissional demanda investigações complexas e frequentes atualizações acadêmicas.

Neste sentido, ter um negócio próprio no campo das ciências médicas seja talvez um dos modelos de negócio que mais demandam os serviços de uma assessoria contábil.

No conteúdo de hoje, vamos explicar qual o papel da contabilidade na gestão de clínicas médicas pode auxiliar empreendedores da saúde a atingir o sucesso desejado. 

Tenha uma boa leitura!

Por que contar com uma contabilidade especializada para clínica médica? 

As demandas para uma clínica médica não são poucas. Fora a indiscutível obrigatoriedade de uma formação exemplar exigida dos profissionais do ramo, as demandas administrativas, por si só, são responsabilidade que demandam foco, organização e qualidade.

Garantir um bom atendimento e conservação das instalações, gerir estoques de insumos, agendas, prontuários, organizar guias, contratos, de pacientes são substanciais para que uma clínica tenha o básico para obter a satisfação de seus clientes.

Neste segmento, as falhas mais corriqueiras na rotina podem ter impacto severo no resultado final. Para ilustrar a situação, podemos imaginar um paciente que chega para um atendimento que foi cancelado sem aviso prévio.

Logo, o tempo para gerir a saúde financeira do empreendimento fica estreito e essa tarefa é missão para outro especialista: o profissional contábil.

Vejamos, abaixo, como um pouco mais do papel da contabilidade na gestão de clínicas médicas.

Sugerimos: Legalização de clínica médica em Belo Horizonte: entenda a importância e como fazer.

Contabilidade para clínicas médicas: como funciona?

Um dos fatores de peso para a gestão inteligente de uma clínica médica na administração de suas finanças é o fluxo de caixa e controle do capital.

Além de proporcionar uma visão ampla da lucratividade do negócio e da destinação dos recursos – reduzindo custos inadequados – adotar esta metodologia também da base para planejamentos orçamentários e em tomadas de decisão importantes para o empreendimento.

Uma contabilidade especializada na gestão de clínicas médicas, reúne profissionais dotados de grande capacitação neste segmento, capazes de implantar medidas estratégicas na gestão do fluxo de caixa e circulação monetária.

Além disso, poderão definir prioridades de compra, gestão de reservas financeiras de emergência e do capital de giro, além de implementação de um planejamento monetário que produza economia e define diretrizes para investimentos.

Ademais, demandas específicas como negociação com fornecedores, gestão de parcerias e demais situações de acordo comercial demandam profissionais contábeis experimentados na gestão estratégica de clínicas médicas e operações mercadológicas no segmento da saúde.

Quais as vantagens da gestão financeira de clínicas médicas para o paciente?

Agora que você sabe um pouco mais do papel da contabilidade na gestão de clínicas médicas e como ela opera em favor de sua gestão financeira, vamos explorar os contributos que as implementações destes serviços trarão para o desempenho financeiro de sua clínica médica.

Quando você entrega a gestão financeira de sua clínica médica a um profissional especializado, esta responsabilidade sai de suas mãos, deixando área livre para que você possa investir em atendimento mais qualitativo e organizado, pautado na humanização e personalização do atendimento, por exemplo.

Além disso, a gestão de recursos possibilita investir na capacitação de pessoal, melhorias na infraestrutura, planejamento de trabalho, na publicidade e divulgação de seus serviços.

Planejamento tributário para seu negócio

Outro campo de protagonismo deste profissional de suma relevância para a gestão financeira de uma clínica médica é a gestão tributária e fiscal.

Isso porque ninguém quer “cair nas garras do leão”. Dentre as tantas preocupações com a Receita que serão dirimidas, pode-se destacar:

  • Compromissos previdenciários;
  • Regularização tributária;
  • Registros, legalização e obtenção de alvarás;
  • Suporte em operações de regulamentação do empreendimento, definição de natureza jurídica, do regime tributário e classificação da atividade econômica.

O planejamento tributário e fiscal de uma empresa é determinante para a lucratividade do empreendimento, uma vez que promove redução de custos e garante proveito de direitos e eventos incentivos fiscais pertinentes ao segmento.

Além disso, outra responsabilidade da contabilidade na gestão de clínicas médicas será fazer com que você consiga pagar menos impostos dentro dos conformes da lei. 

Leia mais: O que é elisão fiscal e como ela pode ajudar a sua empresa na economia de impostos?

Planejamento de compras 

O consumo de medicamentos e insumos para consultórios pode ser muito alto em uma clínica médica.

 A gestão de estoque e da aquisição de itens básicos para o funcionamento de uma clínica – e aqui entram também equipamentos e tecnologias é imprescindível para o bom desempenho das atividades cotidianas.

Entretanto, estes produtos, por vezes, são bastante onerosos e devem ser adquiridos com muita pesquisa e planejamento. Ademais, uma contabilidade parceira trabalha com planejamento e sua clínica não será surpreendida com a falta de equipamentos em estoque ou escassez de insumos.

 Análise de viabilidade e lucro por procedimento 

Rentabilidade é a chave para o crescimento de qualquer empreendimento. Um consultor contábil especializado em clínicas médicas será capaz de analisar de modo estratégico a probabilidade de sucesso de operações de compra, aplicação ou investimento para seu negócio. 

Isso irá assegurar mais assertividade na prestação de seus serviços e nos investimentos para o futuro do negócio. 

Leia mais: Leia mais: Regime tributário: minha empresa está no mais adequado?

Deixe as finanças  de sua clínica médica nas mãos de quem entende do assunto!

Sabendo de toda a importância da contabilidade na gestão de clínicas médicas, tenha a tranquilidade para cuidar da saúde de seus pacientes. Para garantir o bem estar financeiro de seu negócio, conheça os serviços da  CJF Contabilidade!

Somos especializados no atendimento a profissionais da saúde.

Entre em contato com nossos consultores e conheça as soluções que temos para seu negócio! Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais! Confira também outros artigos em nosso blog!

Continue a leitura: É possível fazer a equiparação Hospitalar de uma Clínica Médica? Saiba como pagar menos impostos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo