CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Planejamento estratégico para clínicas médicas: entenda o que é e como fazer

planejamento-estrategico-clinicas-medicas

É comum que muitas pessoas enxerguem as clínicas médicas como um serviço importante para a comunidade, mas sem perceber que se trata também de um negócio. Tendo isso em mente, como qualquer outra empresa, é preciso ter um planejamento estratégico.

Essa ferramenta de gestão é essencial para um empreendedor que está de olho no crescimento do seu negócio, focando na rentabilidade, na escalabilidade e na consolidação no mercado. E isso não poderia ser diferente para estabelecimentos de saúde.

Mas o que exatamente compõe um planejamento estratégico? O que define os métodos utilizados nesse processo? Como elaborar um para a minha clínica médica? Essas são dúvidas que podem estar passando pela sua cabeça neste momento, mas não se preocupe!

No decorrer deste artigo vamos abordar as principais questões sobre esse mecanismo que pode ajudar a impulsionar seu empreendimento do ramo da medicina. Então, leia com atenção e aprenda o máximo que puder!

O que compõe um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um conjunto de práticas geralmente utilizado por empresários que querem implementar alguma mudança grande no seu negócio, ou que estão abrindo uma empresa, uma filial, ou algo de significado importante.

Essas práticas afetam o alcance que a empresa em questão possui no mercado, afetam as medidas adotadas para conseguir clientes, para fechar vendas e elaboram planos de ação voltados para uma série de áreas.

Se você está abrindo uma clínica médica ou se está realizando alguma mudança relevante no seu funcionamento ou área de atuação, então veja o que deve compor o seu planejamento estratégico:

  • Monitoramento de indicadores econômicos e financeiros;
  • Definição de estratégias de marketing e definição de uma persona para focar as vendas;
  • Criação de metas de curto a longo prazo, de modo que guiem as ações no cotidiano da sua clínica;
  • Elaboração de um plano de crescimento estruturado e de um orçamento estimado para o primeiro ano de atuação;
  • Investimentos necessários para dar início às atividades da empresa de modo que ela se mantenha escalável, sem gerar gargalos no atendimento aos pacientes.

Diversas questões devem ser registradas e respondidas nesse documento. É importante que se faça também um fluxo de prevenção de riscos, já que isso faz parte de qualquer empreendimento.

Se você está abrindo uma clínica médica e não tem certeza se precisa elaborar esse plano de negócios, continue lendo e saiba por que é importante!

Veja também: Abertura de clínica médica em Belo Horizonte: conheça o passo a passo.

Entenda a importância do planejamento para clínicas médicas

Abrir uma empresa, expandir suas atividades, fundar uma filial e mudar de endereço são algumas ações que demandam muito investimento. Por consequência, se um profissional da medicina opta por qualquer medida desse tipo no seu negócio, ele deve fazer um planejamento estratégico para fazer com que essa grande mudança não gere prejuízo!

Numa clínica médica, que é um tipo de empresa que, dependendo do nicho de atuação, baseia-se muito em indicações e na fidelidade do cliente, é crucial pensar em estratégias que visem a sua lucratividade.

Um médico precisa de pacientes da mesma forma que um comerciante precisa de clientes, não é verdade? É aí que entra o plano de negócios como forma de maximizar o alcance do seu negócio por meio de todas as medidas previamente estabelecidas.

O planejamento estratégico, para que seja eficaz e gere resultados positivos para uma clínica médica em desenvolvimento, deve ser preferencialmente executado por um profissional que tenha experiência em gestão empresarial. Isso você costuma encontrar em contadores ou consultores que sejam referência!

Saiba mais: Entenda a importância do Planejamento Estratégico no processo de abertura de um negócio.

Saiba como fazer um planejamento estratégico na sua clínica médica!

Para fazer um planejamento estratégico na sua clínica médica, é preciso, antes de mais nada, conhecer o mercado no qual você está se inserindo. Para isso, considere as seguintes ações:

  • Pesquise sobre clínicas médicas do mesmo ramo que o seu, mapeando seus serviços específicos, sua região, seu porte e seus pontos fortes e fracos;
  • Procure regiões com custos mais baixos de aluguel ou aquisição de um imóvel, considerando que o espaço seja atrativo e tenha demanda para o tipo de atendimento que você vai oferecer;
  • Estruture uma lista de vagas que você vai abrir e comece a pesquisar a oferta de candidatos para elas. Assim você consegue definir valores salariais e, consequentemente, planejar seus custos para o futuro.

Um plano de negócios deve ir além da parte específica do seu setor ou região, apenas, não é verdade? Nesse caso, pense em todas as questões logísticas e financeiras do seu estabelecimento da saúde e siga os seguintes passos:

  • Estime todos os seus gastos iniciais, bem como os custos e despesas mensais. A partir disso, você consegue definir seu ponto de equilíbrio financeiro e, a partir disso, estabelecer uma meta de tempo para alcançá-lo;
  • Sabendo quanto você precisa ter de capital social e de capital de giro, comece a avaliar possibilidades de empréstimo;
  • Para não ter meses improdutivos no início das suas atividades, crie promoções para ajudar a fidelizar consumidores. Tenha também uma cartela de clientes previamente estabelecida, por meio de recomendações e reservas pré-agendadas;
  • Defina uma estratégia de marketing! Nem só de indicações deve viver uma empresa, então encontre meios rentáveis de divulgar sua clínica médica e a sua marca!

Para quem está abrindo uma clínica ou consultório, existem diversas outras questões importantes envolvidas na implementação de um planejamento estratégico. Algumas delas são mais burocráticas, outras menos. Em todo caso, vale salientar novamente a importância de contar com o apoio de um contador nesse processo!

Neste caso, que tal conhecer uma equipe que é referência nesse assunto?

Conte com a CJF Contabilidade para alavancar a sua clínica!

A CJF Contabilidade é especializada no atendimento a profissionais da saúde, e ajudamos você a lidar com todos os processos da abertura da sua clínica. Desde a criação do plano de negócios até a criação do CNPJ, estamos ao seu lado para tornar tudo mais ágil, mais eficiente e menos estressante.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua clínica médica a gerar resultados mais rentáveis e se consolidar no mercado!

Gostou do artigo? Confira o nosso blog para ler novos textos ou acompanhe mais dicas em nossas redes sociais. Leia também: 4 benefícios de uma contabilidade para clínicas médicas bem estruturada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo