CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Valuation: quanto vale uma empresa?

valuation-empresa

Um empreendedor está sempre em busca de conhecer o máximo de informações que for possível saber sobre o seu negócio. Nesse contexto, é extremamente importante entender quanto vale uma empresa. Para se chegar a esse conhecimento, utiliza-se o cálculo do valuation.

Esse conceito é uma mera tradução de “avaliação” para o inglês. No entanto, no contexto do empreendedorismo, ele é utilizado como medida do valor de uma empresa. Ele é utilizado tanto como métrica financeira quanto como forma de estimar o potencial de um negócio, em relação ao seu crescimento, sua rentabilidade e sua escalabilidade.

Entender quanto vale sua empresa é crucial não apenas para quem deseja vendê-la ou fundi-la com outra, mas também para quem procura investidores, aportes ou empréstimos. Além disso, é uma forma interessante de avaliar a evolução de um empreendimento no mercado!

Portanto, se você quer aprender mais sobre o valuation, venha conosco e saiba tudo que há de mais importante sobre esse conceito! Tenha uma ótima leitura!

O que é o cálculo de valuation?

O valuation é o termo utilizado para avaliar uma empresa, então seu cálculo passa por várias coletas de dados sobre as finanças e o patrimônio da instituição em questão.

O principal ponto que se deve saber sobre essa definição é que ela não é absoluta. É possível analisar o mesmo empreendimento no mesmo período e chegar a resultados diferentes. Isso porque existem métodos diferentes para estabelecer quanto vale uma empresa.

Em qualquer circunstância, porém, uma coisa é universal: o cálculo do valor de uma empresa deve ser feito com muito cuidado, tomando como base dados confiáveis e concretos. Por isso, recomenda-se contar com o apoio de um contador especializado para fazê-lo corretamente!

Em seguida você irá entender o porquê de se passar por esse processo complicado de valuation, em relação às suas aplicações. Confira!

Entenda a importância de saber quanto vale uma empresa

Mesmo se não houver o menor interesse em vender seu negócio ou fazer parte de um grupo de empreendimentos, todo gestor deve ter dimensão de quanto vale sua empresa. Essa informação não é válida apenas para transações corporativas de fusão e aquisição, mas também tem aplicação no planejamento financeiro e estratégico.

Em diversas tomadas de decisão no decorrer da sua vida empreendedora, um indivíduo pode ter mais assertividade em suas escolhas se tiver uma noção clara do valuation do seu negócio. Por isso, efetuar esse cálculo periodicamente é extremamente importante!

Já falamos sobre isso, mas é essencial salientar novamente: não espere sucesso se você realizar esse tipo de operação de forma descuidada! Esse levantamento e análise de dados é trabalhoso, e demanda muita experiência no assunto. Portanto, não se esqueça de buscar uma solução contábil voltada para a avaliação de empresas.

Leia também: Demonstrações contábeis: aprenda a avaliar os relatórios gerados pelo seu contador.

Como aplicar o valuation?

Ao utilizar uma operação de valuation, você se torna mais equipado para lidar com diversas situações na gestão do seu negócio. Mesmo quando a economia está em alta, é possível que surjam adversidades e imprevistos. Então, cabe ao empreendedor tornar-se mais preparado para lidar com isso.

Veja as formas que você pode usar esse cálculo de avaliação empresarial a seu favor:

Fusão e aquisição (M&A)

Nas operações de fusão e aquisição de empresas, o cálculo de valuation é absolutamente vital para a execução e conclusão desse procedimento. Se você está fundindo seu negócio com o de outra pessoa, é preciso saber quanto vale cada empresa, e também qual seria o valor total do empreendimento “final”.

Nesse processo, é importante saber discernir os passivos dos ativos, e pensar em maneiras de elevar a rentabilidade da empresa. Em operações de aquisição isso ocorre de maneira similar, mas com um foco maior na quantia paga aos sócios da corporação “comprada”.

Para não ser prejudicado nessa transação, você precisa optar pelo método de valuation mais vantajoso para você!

Mudanças no contrato social

Ao longo da vida de uma empresa, é possível que sócios saiam da parceria e novos membros entrem no corpo do seu negócio. Isso faz parte do mundo empresarial, e a operação de valuation é necessária para que essa passagem de sociedade seja feita corretamente.

Por exemplo, se você é sócio de uma empresa e quer vender uma parte da sua quota de participação (com autorização dos demais sócios), é preciso saber quanto vale a empresa no total. Em seguida, você pode vender o percentual de participação desejado pela fração definida do valuation, ou um valor similar.

Gestão de startups

Startups são empresas que, por definição, se medem por meio do seu potencial de crescimento e do quão atraentes se tornam aos olhos de investidores anjos e instituições financeiras. Para conhecer de fato a escalabilidade e a rentabilidade de um negócio nesse modelo, é preciso calcular o seu valuation.

Não apenas o valor investido deve estar claro, mas também a distribuição dos ativos e passivos no balanço patrimonial. Nesse caso, o apoio de um contador também se prova altamente valioso!

Como calcular o valor de uma empresa?

São utilizados três métodos principais de valuation. Em geral, você pode adotar cada um deles em circunstâncias diferentes, mas vale a pena levantar o máximo de informações que for possível! Veja quais são:

Valuation por fluxo de caixa descontado

Essa metodologia serve para calcular quanto vale uma empresa com base nos seus demonstrativos de resultado atuais, fazendo uma projeção futura de gastos, rendimentos e geração de lucro.

Assim, torna-se possível estimar quanto lucro o empreendimento vai gerar aos sócios durante os próximos anos.

Valuation pelo mercado

Essa ferramenta é mais utilizada para se ter uma referência do mercado em que a empresa avaliada está inserida. Nele, o valuation se dá a partir de uma pesquisa e ajuste de valores sobre fusões e aquisições de empreendimentos do mesmo setor, bem como os preços de ações e os valores pagos por participações societárias.

Valuation por patrimônio

O valuation por patrimônio é um método utilizado para empresas em situação de fechamento ou liquidação. Nele, são desconsideradas as contas a receber e o potencial de geração de receita do negócio. Portanto, é levado em conta apenas o valor financeiro do patrimônio.

Conte com o apoio da CJF para avaliar sua empresa!

A CJF Contabilidade é uma empresa especializada nesse tipo de operação, e ajudamos você com a coleta de dados e a análise de todo o seu patrimônio, ativos e passivos. Além disso, oferecemos diversas soluções voltadas para otimizar a gestão do seu negócio.

Entre em contato conosco, conheça melhor nossos serviços e entenda como eles se adequam às suas necessidades como gestor!

Para ler mais artigos como este, visite o nosso blog! Siga também as nossas redes sociais e acompanhe novos conteúdos.

Leia mais: O que é elisão fiscal e como ela pode ajudar a sua empresa na economia de impostos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo