contabilidade-para-clinicas-medicas-beneficios

4 benefícios de uma contabilidade para clínicas médicas bem estruturada

Diversas áreas de atuação no mercado são repletas de questões técnicas de alta complexidade, e a medicina é certamente uma delas. Além de toda a dificuldade inerente à profissão, a gestão de uma clínica médica também vem acompanhada de uma série de burocracias que requerem uma atenção especial.

Por isso, ter o apoio de uma contabilidade é uma solução essencial para empresas desse setor. Mais ainda, é importante também contar com um serviço especializado, realizado por um profissional que tenha domínio acerca do seu ofício.

Para saber mais sobre a importância e os benefícios de uma contabilidade para clínicas médicas bem estruturadas, confira esta lista que preparamos!

Tenha uma ótima leitura!

4 benefícios de uma contabilidade para clínicas médicas

Contar com uma contabilidade especializada é um diferencial ótimo para que consultórios e clínicas médicas consigam otimizar sua gestão e se destacar no mercado. Conheça a seguir os principais motivos:

1-Apoio para abrir ou regularizar uma clínica médica

Criar e oficializar uma empresa de qualquer tipo já não é um processo fácil. Para abrir uma clínica médica, então, é ainda mais complicado. Isso porque, para registrar e regularizar um pessoa jurídica no ramo da medicina é preciso lidar com uma série de burocracias a mais que empresas de outros segmentos.

Além de criar o contrato social, fazer o registro na Junta Comercial, abrir o CNPJ e fazer a inscrição municipal, um estabelecimento da saúde também precisa criar um CNES, realizar a inscrição estadual e obter o registro do Conselho Federal de Medicina.

Por fim, uma clínica médica também está sujeita a fiscalizações mais assíduas que outros tipos de empresa. Por isso, os alvarás de funcionamento e da Vigilância Sanitária são de modalidades diferenciadas.

Em todo caso, a presença de uma contabilidade especializada é absolutamente vital em todo esse processo de abertura e regularização. 

Além de tornar tudo mais prático e evitar as chances de erro, um contador que tem experiência com clientes médicos conhece os caminhos mais certos para ajudar você a formalizar seu consultório rapidamente e sem problemas jurídicos!

Veja também: Legalização de clínica médica em Belo Horizonte: entenda a importância e como fazer.

2-Execução de um planejamento tributário

O planejamento tributário é um mecanismo gerencial que visa à redução de impostos dentro de uma empresa, mas dentro dos conformes da lei. Esse processo envolve três questões primordiais na sua clínica médica:

  • Organização do pagamento de impostos;
  • Escolha de um regime tributário;
  • Busca por incentivos fiscais.

Especialmente para empresas que estão abrindo e se desenvolvendo, é importante organizar o seu pagamento de impostos em um calendário orçamentário. Isso evita atrasos e ajuda a distribuir o impacto dos tributos nas finanças da sua empresa.

O mais importante, porém, para empreendimentos do ramo da medicina, é escolher um regime tributário que ajuda a reduzir a carga total de impostos em uma empresa. 

Os regimes tributários são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Para clínicas ou consultórios de micro ou pequeno porte, o Simples Nacional tende a ser a melhor opção!

Além disso, muitos estabelecimentos da saúde estão sujeitos a isenções tributárias ou incentivos fiscais. Com apoio de uma contabilidade especializada, você pode pagar uma alíquota menor em certos impostos, ou até nula!

3-Auxílio na parte de pessoal

Muitos gestores de clínicas médicas se atentam totalmente à qualidade dos seus serviços, ao atendimento ao cliente e ao controle de qualidade dos seus equipamentos, mas acabam esquecendo de se atentar às obrigações legais da empresa.

Isso pode gerar inúmeros problemas e prejuízos! Neste caso, para ter tempo para lidar com essas questões do core business, é melhor entregar as funções burocráticas para uma contabilidade bem estruturada, que conheça os detalhes da gestão de um estabelecimento da saúde.

Desta forma, fica mais fácil emitir as folhas de pagamento, realizar registros contábeis, elaborar balanços e demonstrativos importantes para a gestão do seu negócio!

4-Assistência em decisões estratégicas

A participação de uma contabilidade dentro de uma empresa não se restringe apenas ao cumprimento de funções técnicas e burocráticas. Um contador também pode prestar um serviço de consultoria voltado para a parte financeira do seu empreendimento.

No caso de uma clínica médica, com base nas análises financeiras realizadas, uma contabilidade especializada consegue oferecer informações valiosas que ajudam na tomada de decisões importantes por parte da gerência.

Além disso, esse profissional pode identificar oportunidades valiosas de investimento, mas também pode alertar sobre possíveis riscos de uma manobra.

Conheça os serviços de contabilidade da CJF Contabilidade!

A CJF Contabilidade oferece uma série de soluções que podem ser o diferencial para o sucesso da sua empresa! 

Além de trabalharmos com diversos serviços contábeis para facilitar o cotidiano do seu negócio, também oferecemos assistência na abertura e formalização do seu empreendimento.

O mais importante de tudo é que somos especialistas na gestão de empresas do ramo da medicina, que é exatamente o que sua clínica médica precisa! Então o que está esperando? Fale conosco e saiba como podemos ajudar o seu estabelecimento a crescer e prosperar!

Gostou do conteúdo? Aproveite para curtir as nossas redes sociais e acompanhar mais artigos no nosso blog!


Leia mais: Controle financeiro para clínicas odontológicas: entenda como a CJF pode ser a solução para seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo