CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Abrir filial ou nova empresa? O que fazer para investir no crescimento da sua empresa

abrir-filial-ou-nova-empresa

Se você é gestor de um empreendimento de maior porte, e está naquele momento decisivo de agarrar aquela oportunidade de crescimento dos negócios, deve refletir de modo estratégico sobre qual caminho seguir para não errar na destinação de seu capital.

Se o que está no horizonte é a condição de abrir portas em um novo endereço – seja um estabelecimento físico ou no mercado virtual – uma pergunta ganha grande relevância: devo abrir filial ou nova empresa?

Essa dúvida é muito pertinente e deve ser respondida com muita análise de mercado e planejamento inteligente. E contar com a ajuda de um bom profissional contábil nessa escolha é sempre uma opção acertada.

Mas fique tranquilo. Se você está em dúvidas quando o assunto é: abrir filial ou nova empresa na hora de investir no crescimento da sua empresa, preparamos este artigo especialmente para você.

Boa leitura!

Qual a diferença entre uma filial e uma nova empresa ?

É natural que se tenha algumas dúvidas entre o que separa um modelo de negócio do outro. 

Nesse sentido, vamos apresentar alguns aspectos que caracterizam, de modo geral, cada um destes modelos de negócio. Continue a leitura para entender mais.

Empresa

Assim como o indivíduo tem uma identidade legal – representada pelo CPF – a empresa também tem uma identidade particular formalizada por meio da inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, (CNPJ).

Isso significa que estão legalmente registradas as atividades econômicas exercidas pelo empreendimento e que há limites legais para os serviços que pode realizar, conforme a legislação que vigora para o setor de atuação nas esferas federal, estadual e municipal.

Assim sendo, uma empresa é caracterizada por um tipo de produto, serviço ou qualquer outra solução que pode oferecer dentro e de um ou mais segmentos, mas que precisam ter uma coerência de objetivo.

O processo de abertura e formalização de uma empresa deve respeitar uma série de critérios e etapas que demandam a regularização de diversos documentos.

Tudo isso com o objetivo de garantir um ambiente de mercado seguro, com transações legítimas que assegurem direitos e deveres tanto ao empreendedor quanto aos trabalhadores e ao público consumidor.

Filial

Já a filial, é um braço, uma expansão de uma empresa já consolidada, legalmente chamada de matriz. 

Apresenta administração e equipe própria, mas se subordina à matriz e isso inclui o respeito a algumas normatizações, como o modo de operar, padrões de qualidade e movimentações financeiras.

Entretanto, uma filial possui CNPJ próprio e sua fundação também passa por procedimentos burocráticos. Empresas de qualquer regime fiscal –  incluindo o  Simples Nacional – podem abrir filiais, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI).

Dessa forma, pode-se dizer, a grosso modo que uma filial é como uma “empresa que trabalha para outras”, como uma gestão própria, mas que pega emprestado da matriz a imagem e credibilidade da marca e atua de modo a zelar pela conservação dos aspectos que caracterizam os produtos ou serviços da empresa que representa.

Agora que você já sabe a diferença entre abrir filial ou nova empresa, continue nesse artigo para saber como abrir uma empresa 

Leia também: Lucro Presumido para clínicas médicas e médicos: conheça os benefícios

Abrir filial ou nova empresa: qual opção investir

Como dito, na hora de avaliar se será mais lucrativo para o crescimento da empresa abrir filial ou uma nova empresa, há alguns pontos a serem considerados, como:

  • Objetivos estratégicos;
  • Viabilidade financeira;
  • Benefícios para o negócio.

Dessa forma, vamos esclarecer alguns pontos vantajosos de cada modelo na hora de decidir o que fazer para investir no crescimento da sua empresa. Confira!

Principais vantagens estratégicas de abrir uma filial

Uma unidade filial está subordinada ao segmento da empresa já existente. Se o que você quer é abarcar um público maior dentre de um segmento de mercado oferecendo suas soluções em mais lugares e para mais pessoas, a filial pode ser uma grande saída estratégica.

Isso porque traz o benefício de carregar a confiabilidade já consolidada pela marca. Além disso, diferentemente de abrir uma nova empresa, ao abrir uma filial de para sua empresa você não estará criando empreendimentos que concorrem entre si.

Desta forma, dentro de um mesmo segmento e do ponto de vista estratégico, uma filial pode fazer mais sentido, uma vez que as estratégias de sucesso fortalecem o negócio como um todo e em vez de criar uma predileção de seu público pelo produto de uma de suas empresas impactando na popularidade da outra.

Leia mais: O que é elisão fiscal e como ela pode ajudar a sua empresa na economia de impostos?

Principais vantagens estratégicas na abertura de uma nova empresa

Já se a sua ideia é criar um serviço ou produto de um segmento muito diferente do que já atua, deve-se analisar estrategicamente se há vantagens em carregar o nome da marca para este segmento ou se criar um empreendimento novo.

Principalmente se a natureza dos serviços de uma empresa não for muito coerente o que oferecerá na outra.

Entretanto, não é só a aceitação social que está em jogo nesta decisão. Há muito mais envolvido com as vantagens financeiras do negócio e isso demanda muito planejamento.

Se o que você busca é mais autonomia para inovar e lucrar atingindo outros nichos de mercado, a abertura da empresa é a saída mais viável, pois não compromete os projetos da marca nem haverá riscos de ter que lidar com restrições legais referentes à atividade econômica exercida.

A ajuda de uma contabilidade será determinante para o sucesso desta empreitada.  

Para se decidir da melhor forma sobre qual a decisão certa para o crescimento sua empresa, um contador especializado poderá te assessorar com as seguintes ações:

  •  Levantamento da viabilidade financeira;
  • Aumento da lucratividade do negócio;
  •  Análise mercadológica;
  • Estudo das intenções de negócios com o novo empreendimento e coerência entre os serviços prestados;
  • Avaliação dos custos tributários pertinentes à abertura de filial ou nova empresa no seu segmento;
  • Elaboração de um plano de negócios

Dica bônus: como funciona a abertura de filial para empresas do Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime de tributação criado com o propósito de oferecer facilidades para o pequeno empreendedor, mas seus critérios podem ser limitantes para os negócios de empresas maiores.

A abertura de filiais para empresas do Simples é permitida. Entretanto, o negócio como um todo (matriz e filial) tem a restrição de faturamento de R$ 4,8 milhões ao ano.

Este pode ser um valor bastante módico para quem está com intenções de expandir os horizontes de abrangência da marca mais amplo com a abertura de uma filial permite.

Conte com suporte especializado da CJF Contabilidade 

Agora que você sabe mais qual opção é melhor: abrir filial ou nova empresa, conte com um suporte especializado. Somos a CJF Contabilidade, uma contabilidade localizada em Belo Horizonte.

Temos o compromisso de oferecer o melhor em resultados contábeis e tributários para sua empresa ter o máximo em rentabilidade.

Entre em contato com nossos especialistas para encontrar as melhores opções na hora de gerir  o crescimento de seu negócio.

Curtiu este artigo? Siga também as nossas redes sociais e navegue mais por nosso blog para outros conteúdos como este. 

Continue a leitura: Lucro Real para pequenas e médias empresas: Conheça os benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo