CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Análise de balanço: seus índices e indicadores

analise-de-balanco

A gestão empresarial demanda do empreendedor uma atenção multifacetada para fazer com que o negócio cresça. E quando o assunto é a expansão dos negócios, a adequada administração financeira ganha prioridade. 

Uma ferramenta imperativa para a saúde financeira de um empreendimento é a análise de balanço. Você sabe qual a importância deste método?

Se você ainda não sabe como fazer a análise do balanço, seus índices e indicadores que são utilizados para multiplicar resultados de um empreendimento, continue a leitura para compreender como colocar esta metodologia para funcionar em sua empresa já!

O que é análise de balanço?

A análise de balanço cruza dados de relatórios referentes a movimentações financeiras de uma empresa de diferentes períodos – geralmente de modo cronológico – com o propósito de conhecer e analisar o desempenho atual das finanças  tendo por parâmetro os resultados anteriores.

Isto possibilita estimar projeções de futuro, e planejar ações de investimento ou distribuição de lucros de modo mais assertivo

Dessa forma, a análise de balanço utiliza-se de diferentes indicadores, conforme os objetivos a que se dedica. Eles podem ser coletados a partir dos índices de liquidez corrente, seca, imediata e geral.

Índices de liquidez na análise de balanço: o que são?

Os índices de liquidez são relatórios financeiros que demonstram a capacidade da empresa realizar a adequada quitação de todos os seus compromissos financeiros e tributários, garantindo uma  visão atual da realidade da empresa e baseando tomadas de decisões estratégicas. Podem também servir como indicadores financeiros de análise de crédito.

A análise dos índices de liquidez, é base para o crescimento progressivo de um empreendimento, e deve ser bem compreendido pela gestão. 

Confira agora de que forma estes índices podem ser encontrados no cotidiano do seu negócio.

Liquidez Corrente

Há entre contadores experientes uma predominância de entendimento de que o índice de maior importância a ser analisado é o de liquidez corrente, uma vez que compõe a análise de demonstrações financeiras. 

Basicamente o seu cálculo se dá pela seguinte fórmula:

  • Liquidez corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

O resultado desta equação representa o valor que a empresa possui para arcar com suas obrigações financeiras a curto prazo.

Liquidez Seca

O índice de liquidez seca não considera o valor dos estoques como número de dividendos, haja vista que a liquidez de estoque irá depender exclusivamente da concretização de vendas.

Como encontrá-lo, então? Basta recorrer à seguinte fórmula:

  • Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante

Dessa forma, na liquidez seca o cenário analisado busca considerar a viabilidade que a empresa  possui de  liquidar  contas em curto prazo enquanto conserva o estoque cheio.

Liquidez Imediata 

No índice de liquidez imediata  somente a conta do balanço patrimonial da empresa é levado em conta na hora de apurar se o capital disponível é capaz de liquidar custos de curto prazo.

Para identificá-lo recorre-se ao seguinte cálculo: 

  • Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante

Logo, esta metodologia se dedica a analisar cenários em que o empreendedor não deseja considerar os valores de estoque e contas a receber na análise do balanço.

Liquidez Geral 

Por último, o cálculo de liquidez geral tem por finalidade averiguar a real situação de capital da empresa, e para tanto, não desconsidera nenhum indicador. 

Sua análise, portanto calcula a relação entre todos os elementos anteriores e se dá pela seguinte equação:

  • Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a longo prazo) / (Passivo Circulante + Exigível a longo prazo).

Desta forma, para que se tenha um devido entendimento do potencial de liquidez da empresa, é indicada a apuração desses índices de modo concomitante.

Principais índices utilizados na análise de balanço

Por fim, compreendendo de que forma analisar os índices de liquidez de sua empresa, é hora de conhecer os indicadores principais que devem ser apurados em uma análise de balanço.

Isso porque, apontam os percentuais de faturamento e lucratividade, bem como os investimentos mais rentáveis, dentre vários outros indicadores financeiros que irão guiar o desempenho financeiro do negócio. Confira!

Índices Operacionais

Os índices operacionais garantem uma compreensão mais clara dos fatos administrativos e de rotina e de gestão para o empreendedor no momento de estruturar uma boa análise de balanço.  

Os dados considerados aqui são aqueles que geram impactos na performance dos processos do negócio. 

São indicadores operacionais:

  • Rotatividade de Estoques (RE);
  • Prazo Médio de Cobrança (PMC);
  • Idade Média dos Estoques (IME);
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP).

Índices Financeiros

Os índices financeiros  apresentam grande relevância na composição da análise de balanço. 

Eles reúnem métricas relacionadas à apuração do lucro líquido de um negócio, além de considerarem também as receitas oriundas de capital de terceiros.

Podem ser investimentos, compras de ações, resultados de vendas, dentre outros. Os indicadores mais comumente utilizados no mercado são:

  • Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE);
  • Grau de Alavancagem Financeira (GAF);
  • Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • Margem Líquida (ML);
  • Retorno sobre os Ativos (ROA).

Agora que você já conhece a importância da  análise de balanço, seus índices e indicadores para a saúde financeira de sua empresa, que tal contar com o suporte de especialistas no assunto?

Conte com o suporte especializado da CJF contabilidade 

Somos uma contabilidade atuante no mercado há mais de há mais de 30 anos, somos  especializados em análise de balanço.

Nossos consultores têm o gabarito necessário para ajudar você na coleta de dados e  análise de patrimônio, ativos e passivos. 

A CJF Contabilidade pode, ainda, oferecer muitas outras soluções para gestão do seu negócio.

Entre em contato, e conheça nossos serviços! Para ler mais artigos como este, visite o nosso blog! Siga também as nossas redes sociais e para mais conteúdos.

Continue a leitura: Regime tributário: minha empresa está no mais adequado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo