CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

É possível fazer a equiparação Hospitalar de uma Clínica Médica? Saiba como pagar menos impostos

equiparacao-hospitalar

Um dos maiores desafios compartilhados pelos empresários é a busca por formas de reduzir a carga tributária imposta sobre as empresas. Nesse momento, as clínicas médicas podem optar pela equiparação hospitalar.

Isso porque, as empresas brasileiras precisam lidar com uma alta carga tributária, responsável por boa parte dos seus custos.

O mesmo contexto citado acima vale para as clínicas médicas. Além de investir na estrutura, na compra de equipamentos e na folha de pagamento dos seus funcionários, ainda precisa recolher os seus impostos em dia.

Deste modo, é bastante comum encontrar gestores de uma clínica médica buscando por formas de economizar.

Nesse momento, a equiparação hospitalar surge como uma das principais alternativas, visto que estamos falando de um processo que tem como objetivo reduzir a carga tributária que incide sobre uma clínica médica.

Portanto, continue a sua leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre a equiparação hospitalar para clínicas médicas. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas referentes ao assunto!

Acompanhe também o artigo sobre: Planejamento Tributário – 5 dicas de como fazê-lo com assertividade.

O que é a equiparação hospitalar?

No momento de buscar alternativas para economizar no pagamento de impostos de uma clínica médica, é de fundamental importância optar por maneiras legais. O que permite assim se resguardar contra autuações e multas.

Desse modo, a equiparação hospitalar se apresenta como um processo que possibilita aos gestores de uma clínica médica recorrerem a benefícios tributários específicos. O que traz como resultado uma maior economia.

O foco principal da equiparação hospitalar é atuar na redução do valor de determinados impostos, como:

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Presumido (CSLL).

Na gestão tributária de uma clínica médica, ambos os impostos acima incidem com uma porcentagem de 32%. O que, de certa forma, pode acabar pesando no caixa.

No entanto, por meio da equiparação hospitalar, a porcentagem do IRPJ passa a ser 8%, enquanto o CSLL é reduzido para 12%.

Sendo assim, é possível ter uma economia significativa no processo de pagamento de impostos de uma clínica médica. Mas, para isso, é de fundamental importância que o seu enquadramento tributário seja o Lucro Presumido.

Como recorrer à equiparação hospitalar?

A equiparação hospitalar, como você pode compreender, surge como uma estratégia assertiva para a gestão tributária de uma clínica médica.

Isso porque, diante da crise encontrada no mercado, qual empreendedor não gostaria de ter uma economia na gestão de um negócio?

Desse modo, o primeiro passo para recorrer à equiparação hospitalar é o enquadramento tributário no Lucro Presumido. Estamos falando de um regime indicado para as empresas que faturam até R$ 78 milhões por ano.

Nesse regime tributário, a base de cálculo para o recolhimento de impostos parte de uma presunção do lucro apresentado por uma empresa.

O segundo passo para reduzir a carga tributária de uma clínica médica é buscar o suporte de um serviço especializado, como uma contabilidade. Afinal de contas, os contadores são profissionais que dominam o assunto.

Com isso, uma contabilidade se responsabiliza por garantir que todo o processo de equiparação hospitalar aconteça de forma segura.

Qualquer erro ou incongruência neste processo pode acabar gerando problemas fiscais para uma empresa. O que afeta diretamente o desenvolvimento financeiro e até mesmo a reputação da clínica médica.

Leia também o artigo sobre o tema: Plano de negócios para clínicas médicas: saiba como desenvolver o seu.

Conte com o apoio da CJF Contabilidade!

Como você pode compreender, a equiparação hospitalar é uma alternativa que permite reduzir a carga tributária que incide sobre uma clínica médica de forma legal. Com isso, ela deve ser vista com bons olhos pelos empreendedores.

No entanto, para garantir que seja possível reduzir o pagamento de impostos, é necessário contar com o apoio de um serviço especializado.

Com isso, uma clínica médica pode ter à sua disposição o apoio da CJF Contabilidade! Somos uma contabilidade em Belo Horizonte focada no crescimento de uma empresa.

Já são mais de 35 anos de mercado prestando serviços de contabilidade, assessoria trabalhista e contábil. A nossa equipe de profissionais especializados atua em todas as etapas da gestão empresarial de um negócio.

Sendo assim, se você precisa do auxílio na gestão tributária da sua clínica médica, saiba que é possível contar conosco! Entre em contato e descubra como os nossos serviços podem atender às suas necessidades!

Além disso, não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para mais conteúdos! Leia também sobre: Planejamento tributário para holdings familiares: entenda a importância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo