CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Planejamento Orçamentário 2023: como preparar sua empresa

planejamento-orcamentario-como-preparar

O ano de 2023 se aproxima e esse ano traz uma troca de representantes nas esferas estadual e federal. Este processo, muitas vezes, resulta em modificações nas regras trabalhistas, fiscais e tributárias do país.

Além disso, são comuns as oscilações da economia, como mudanças nas taxas de câmbio, valor de impostos e relações com o exterior, gerando incertezas para quem não se prepara. Para ter sucesso frente a estes desafios, se faz importante um planejamento orçamentário.

Por meio de análises precisas, ele guia decisões para o decorrer do ano, como  investimentos e ampliação dos negócios, com base em projeções de desempenho da empresa e tendências de mercado.

Quer saber como preparar sua empresa para entrar 2023  com um planejamento orçamentário eficiente? Continue a leitura do artigo que preparamos!

O que é um planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é um método  que analisa o desempenho econômico da empresa ao longo dos anos para criar, com base em dados verificados, uma projeção de quais serão as melhores estratégias de mercado para a empresa no período analisado.

Examina também os fatores externos que impactam no faturamento da empresa e no tipo de caminho que o negócio deve assumir. 

Ao cruzar os dados corretos, é possível antecipar cenários e, assim, verificar quais são os projetos possíveis e mais lucrativos para o momento dos negócios.

Porém, para estabelecer ações seguras e financeiramente sustentáveis para a empresa, o empreendedor precisa ter clareza de seus objetivos e do que deve incluir em seu projeto para 2023. Para tanto, conhecer os tipos de planejamento orçamentário existentes é fundamental, assim será possível adequar sua empresa da melhor forma. Confira os principais tipos de planejamento.

Leia também: Análise de balanço: seus índices e indicadores

Tipos de planejamento orçamentário

Cada empresa possui necessidades distintas, advindas tanto das metas e perfis da gestão institucional quanto das especificidades do segmento de mercado e tipo de atividade exercida. 

Dessa forma, existem várias formas de se estruturar um modelo de planejamento orçamentário. Cada um deles dá ênfase a diferentes  etapas ou propostas de desenvolvimento da empresa.

 Por isso, o empreendedor deve ter foco nos modelos que apresentem indicadores relevantes para o ano que se aproxima e a gestão que pretende realizar para o período.

Planejamento Orçamentário Estático

O planejamento orçamentário estático visa criar um teto de gastos para  manter a estabilidade financeira do negócio e é um dos principais modelos com elaboração pensada para o ano-calendário seguinte.

Ele estabelece um valor de referência, permitindo ações ajustes rápidos em caso de descontrole de gastos. Por isso, é muito utilizado por grandes empresas.

Planejamento Orçamentário Variável ou flexível

O planejamento orçamentário variável realiza atualizações das projeções em qualquer altura do ciclo orçamentário, considerando as mudanças no ambiente econômico ou mercadológico.

O método de Planejamento Orçamentário flexível busca otimizar as estratégias e custos conforme as necessidades do setor. É aplicável para empresas que atuam em segmentos com mais instabilidades e sazonalidades.

Planejamento Orçamentário Contínuo

O planejamento orçamentário contínuo revisa o orçamento do negócio de modo constante, e contribui para dados bastante atualizados. 

É indicado para negócios de qualquer porte, nos quais a movimentação de capital se dê em frequência muito grande e precise de projeções com intervalos menores de tempo. 

Planejamento Orçamentário Base zero

Nesta modalidade, desconsidera-se as referências de períodos anteriores avaliando desempenho da fase atual do negócio em isolado.

O foco neste modo de avaliação é evitar dados que alterem as estimativas de crescimento do último período. Portanto, é útil para empresas com tempo de atividade mais longo e beneficia a redução dos custos de um negócio.

Planejamento Orçamentário Matricial

O planejamento orçamentário matricial colhe dados de setores específicos, como receitas, custos e congêneres, para estimar os gastos das unidades. 

Sua vantagem é reduzir despesas e distribuir  recursos internamente de modo estratégico, além de estabelecer metas mais ajustadas às demandas da empresa.

Quais os benefícios de realizar o planejamento orçamentário 2023 para sua empresa

Agora que você já conheceu os principais tipos de planejamento orçamentário, benefícios e aplicações de cada um, é o momento de aplicar na sua empresa. 

Um Planejamento Orçamentário para 2023 corretamente produzido, gera diversos benefícios, como:

  • Leitura mais clara da viabilidade financeira para projetos;
  • Estimativa de gastos mais realista;
  • Melhor avaliação de desempenho das finanças;
  • Previsão de receitas atualizadas;
  • Permite a elaboração de um calendário de atividades coerente com  a realidade da empresa.

Agora que você já conhece os benefícios de um planejamento orçamentário para 2023, confira como preparar um para sua empresa. 

Dicas de como preparar planejamento orçamentário 2023

Algumas estratégias tornam a realização do planejamento orçamentário mais apropriada para seu negócio. Confira, agora, quais os fatores analisados em seu negócio para criar estratégias coerentes com as necessidades reais de seu empreendimento.

Diferencie gastos, custos e despesas

Esses são conceitos que determinam de modo específicos as situações que geram decréscimo de capital nos caixas.

No momento de realizar e planejar um investimento, projetos ou um novo ciclo empresarial, distinguir estes conceitos é fundamental para a organização do negócio.

  • Gastos: são os dispêndios financeiros utilizados para adquirir algum produto e serviço necessários ao desenvolvimento do negócio. Não envolvem expectativas de retorno. 
  • Custos: já os custos são aplicações de capital que  se justificam pela expectativa de algum retorno financeiro  ou outras vantagens, como investimentos, revendas, ou aquisição de melhorias.
  • Despesas: são débitos fixos ou variáveis, mas que estão destinados para manter a sustentação do negócio e a atividades em ritmo regular.

Defina os objetivos do planejamento orçamentário

Depois de realizada uma análise da projeção do mercado em 2023, o  planejamento orçamentário deve ser elaborado com  foco na superação das dificuldades previstas, buscando o aumento da produção a baixos custos e gerando crescimento para a empresa.

Para tanto, um planejamento orçamentário para 2023 deve possuir projeções dos seguintes indicadores, já considerando as variantes de mercado:

  • Previsões de faturamento;
  • Custos de produção e dispêndios operacionais;
  • Gastos com pessoal e mão de obra;
  • Despesa com obrigações fiscais;
  • Possíveis investimentos e captação de recursos.  

Estabeleça uma data para conclusão

Por fim, para que o seu planejamento orçamentário para 2023 ganhe solidez, é preciso ter uma data limite de concretização. Trace atividades e metas de execução em forma de etapas com prazos definidos.

Estas devem ser pensadas de modo estratégico, em ordem de prioridade, de forma que o cumprimento de um objetivo torne simplificado a execução das próximas ações.

Seu projeto ganha em solidez, transparência e gera nas equipes um estímulo ao terem uma percepção clara dos resultados dos esforços empenhados.

Conte com o suporte da CJF para a elaboração de um planejamento orçamentário assertivo para sua empresa!

Conheça as soluções da CJF Contabilidade para a criação de um planejamento orçamentário de sucesso para os negócios de sua empresa em 2023!

Somos uma empresa sediada em Belo Horizonte e atuante no mercado há mais de 30 anos, reconhecida por levar resultados de qualidade para clientes dos mais diversos segmentos.

Entre em contato e conheça nossos serviços humanizados e presenciais! Gostou deste artigo? Tem muito mais em nosso blog e redes sociais

Leia também: Apuração de Ganho de Capital: saiba como funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo