CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Tipos de planejamento orçamentário e como influenciam no fluxo de caixa

planejamento-tributario

Ter uma empresa envolve a gestão de diversos equilibrada de diversos aspectos. Realizar investimentos e projetos estratégicos para seu negócio depois de ter feito uma análise apurada das movimentações de entradas e saídas de capital que ainda estão por vir em algum momento do futuro.

Ainda, traçar uma análise crítica se os negócios cresceram em relação ao que foi arrecadado no passado. Tudo isso, é a missão de consultores que realizam um planejamento orçamentário para um empreendimento.

Você conhece o mundo dos negócios e deve perceber como esse é um projeto arrojado, que demanda muita expertise para ser elaborado com foco nos indicadores corretos, não é mesmo?

Se quer entender mais sobre como esse trabalho pode ser realizado, continue a leitura para entender mais sobre os tipos de planejamento orçamentário e como influenciam no fluxo de caixa.

Tenha uma boa leitura!

O que é um planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário é um conjunto de estratégias e procedimentos desenvolvidos com foco em analisar receitas, despesas, custos fixos e variáveis, faturamentos e estimados para próximos meses ou anos.

Tem como propósito consolidar uma projeção da situação do empreendimento no futuro analisado, com a elaboração de estratégias de antecipação a cenários adversos, planejamento de investimentos e a criação de um cenário seguro para o crescimento saudável dos negócios. 

Desta forma, existem diversas maneiras de se elaborar um planejamento orçamentário. Antes de colocar um projeto desta natureza em execução para seu negócio, é substancial se fazer uma análise de outros espectro de indicadores. Considere:

  • Qual a real situação financeira do negócio?
  • Quais seus objetivos de negócio?
  • Qual seu nicho de atuação e quais as especificidades de seu mercado?
  • Quais as projeções de analistas para seu segmento?
  • Tenha em mente uma projeção de  tempo exata para quando você está planejando ações.

Cruzando estas informações com as projeções aferidas pelo planejamento orçamentário, o gestor de uma empresa consegue consolidar dados sensíveis para balizar as tomadas de  decisões e o modo como irá gerir suas entradas e saídas de capital. 

Agora que você já compreende o que é um planejamento orçamentário, é hora de compreender os diferentes tipos e como eles influenciam no fluxo de caixa.

Leia também: Análise de balanço: seus índices e indicadores.

Quais os tipos de planejamento orçamentário?

Na hora de elaborar um planejamento orçamentário de modo assertivo para seu negócio, é preciso ter em mente quais os próximos passos a empresa pretende dar, bem como em qual ambiente de mercado ela está inserida, pensando nisso, existem diferentes formas de se realizar um plano de projeções. Conheça os tipos. 

Estático

O modelo estático é um mecanismo para manter estável as contas do negócio mantendo um teto para gastos. Geralmente é elaborado para o próximo período orçamentário. 

Tem por finalidade, manter uma referência para o controle das operações financeiras, criando métricas para se mensurar se as despesas estão fugindo ao controle e tomar decisões assertivas para regular o fluxo de caixa, a fim de manter a empresa nos trilhos dos objetivos centrais. 

Flexível

O flexível possibilita realizar as atualizações das projeções a qualquer momento do período orçamentário, a fim de adequar valores praticados às oscilações econômicas e de mercado.

Busca antecipar as variações entre a projeção inicial e a situação da economia atual, bem como suas interferências nos custos do negócio.   

O planejamento orçamentário flexível busca gerir, controlar e otimizar os gastos operacionais e de produção.

Incremental

O planejamento incremental promove uma análise de indicadores financeiros de períodos passados para embasar projeções futuras.

Neste modelo, os orçamentos anteriores recebem ajustes percentuais com referência na inflação ou na expectativa de crescimento do negócio.

Contínuo

O planejamento orçamentário contínuo  demanda uma revisão constante.

O propósito é a atualização frequente de dados, gerando dados bastante realistas para empreendimentos que possuam uma movimentação de fluxo de caixa muito intensa, como os comércios varejistas, por exemplo. 

Base zero

Este modelo recebe este nome por não usar nenhuma base de dados anterior como referência: aqui as empresas buscam bloquear informações que possam interferir na transparência da percepção de crescimento do negócio.

A régua de medição é o crescimento experimentado apenas no recorte de tempo entre o marco zero – ou data de implementação do plano orçamentário – até a data-fim da apuração.

Beyond budgeting

Geralmente realizando a aferição pelo período de 18 meses, este modelo de planejamento orçamentário foca-se na produção de relatórios descentralizados, conduzidos por seus gestores internos. 

Este projeto destina-se a gerar estatísticas referentes à produtividade interna dos setores. 


Mas afinal, como o planejamento orçamentário influencia no controle do fluxo de caixa?

Como o planejamento orçamentário influencia sobre o fluxo de caixa?

Por se tratar de uma análise precisa das eventuais entradas e saídas de capital no futuro da empresa – bem como as oscilações empresariais e de mercado que podem interferir nesses resultados –, o planejamento orçamentário é uma ferramenta imprescindível para realizar investimentos de modo estratégico.

Ainda, é a referência necessária para uma gestão de fluxo de caixa muito mais assertiva. Ao prever as condições que a empresa enfrentará no futuro, o empreendedor tem uma consciência clara dos compromissos que pode – ou deve – assumir no momento presente. 

Ainda, ao se definir o tipo mais adequado de planejamento orçamentário para os objetivos da empresa, o empreendimento  verifica os indicadores certos para poder assumir compromissos com mais segurança. Uma contabilidade capacitada tem papel fundamental na decisão deste projeto.

Conte com o suporte da CJF na elaboração de um planejamento orçamentário para seu negócio

Agora que você já conhece os tipos de planejamento orçamentário e como influenciam no fluxo de caixa, que tal contar com uma equipe de experts no assunto para desenvolver o plano de orçamentos mais adequado para seus negócios?

Isso você encontra na CJF Contabilidade! Somos um escritório contábil sediado em Belo Horizonte com mais de 35 anos de experiência.

Nossa equipe consolida profissionais altamente capacitados. Podemos realizar uma análise precisa das necessidades do seu negócio e promover soluções de sucesso para o crescimento sustentável de seu empreendimento. 

Entre em contato e conheça nossos serviços! Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog! Conheça também nossas redes sociais!

Leia mais: Apuração de Ganho de Capital: saiba como funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo