CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões?

Realizar implementações na estratégia empresarial que traduzam maior ganho de capital é o objetivo dos gestores. Entretanto, não são raros são os casos em que um grande investimento é feito em um projeto que não resulta em retorno financeiro para a empresa.

Isso muitas vezes é feito por basear-se em faturamentos sazonais, na falta de estudo de dados reais sobre o desempenho da empresa, ou as tendências de mercado. A boa notícia é que existem ferramentas contribuem com a tomada de decisões em uma empresa.

São os indicadores financeiros: metodologias que apuram e oferecem para a gestão uma noção completa da real situação financeira do negócio, viabilizando a elaboração de projetos relevantes, executáveis, e ainda contribuem para a percepção do momento ideal para cada ação de mercado.

Eles favorecem, ainda, a destinação de recursos para projetos mais relevantes para fase que a empresa se encontra, e identificam onde realizar contenção de gastos em momentos dos negócios quando for uma medida necessária. 

Quer compreender como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões? Continue conosco!

O que são indicadores financeiros?

Conhecidos como KPIs, sigla para Key Performance Indicators, consistem em dados sensíveis do desempenho do negócio em diversas frentes: administrativo-financeiras, operacionais, produção, ou mesmo estratégias de marketing, por exemplo. 

Deste modo, a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões mais inteligentes e efetivas, construindo um caminho empreendedor de mais sucesso.

Na prática, a análise dos KPIs baseia-se em informações reais de desempenho de projetos e estratégias realizadas no passado dos negócios para realizar projeções de viabilidade para o futuro. 

Assim, tal análise pode apontar com precisão quais as probabilidades de risco e retorno antes que um investimento seja realizado em determinado projeto, campanha, metodologia de trabalho, aquisição de equipamentos ou instalações de melhoria. 

Qual a importância da análise de indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros dão ao gestor uma visão realista da condição econômica presente com base em seus resultados contábeis. 

Do mesmo modo, é possível apurar quais os índices de lucratividade — ou sucesso de um projeto — em um período definido do futuro, bem como prevenir gastos pouco estratégicos para a fase empreendedora que o negócio atravessa.

O instrumento de foco das análises de indicadores financeiros podem variar bastante conforme os objetivos da empresa. Deste modo, os processos podem ser estruturado como:

  • Indicadores de estrutura de capital: investigam níveis de endividamento da empresa, lançando luz sobre as fontes de maior despesa, elucidando, ainda, se são internas ou externas ao negócio;
  • Indicadores de atividade: mensuram o desempenho de um ciclo empresarial — qual seja, o tempo de produção de uma mercadoria ou solução até o retorno efetivo de capital — e refletem o desempenho das operações comercial;
  • Indicadores de liquidez: apuram em que prazo, em média, a empresa consegue monetizar seus ativos, bem como dispõe de capital suficiente para liquidar suas obrigações financeiras sem ficar no vermelho; 
  • Indicadores de rentabilidade: Os indicadores de rentabilidade apontam, por fim, o retorno financeiro efetivo das operações comerciais da empresa em diferentes períodos. Previne investimento em projetos de baixo retorno e estimula o aumento de produtividade nos pontos fortes do negócio.

Agora que você já conhece quais os mecanismos pelos quais os indicadores financeiros podem contribuir para tomada de decisões em sua empresa, conheça os principais modelos utilizados no mercado.

Quais os principais indicadores financeiros para tomadas de decisão?

Como você pôde compreender, há diferentes razões para utilização de indicadores financeiros em uma empresa. Compreender como funciona cada um dos modelos é substancial uma aplicação alinhada com os projetos da empresa, de forma segura e eficiente.

Confira agora alguns dos modelos mais populares para suportar tomadas de decisões inteligentes nas empresas.  

Margem Bruta

A Margem Bruta indica os ganhos de uma empresa com a venda de um produto ou serviço após deduzir custos operacionais sobre este mesmo serviço. Por esta razão, é considerada a análise de indicador financeiro de base para guiar empresa nas tomadas de decisões.

Para fazer a mensuração da Margem Bruta, intuitivamente, basta aplicar a seguinte fórmula:

  • Margem Bruta = (Receita  ⁻ Deduções ⁻ Custos Diretos Variáveis) × 100

Margem EBITDA 

Sigla em inglês para Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, o EBITDA é um indicador muito utilizado por empresas de capital aberto ou listadas na bolsa. 

Sendo um dos principais indicadores financeiros utilizados no mercado, visa apurar a rentabilidade de uma empresa. 

Ela apura, ainda, a eficiência de um negócio a partir de seu desempenho operacional. Deste modo, quanto mais elevada a margem EBITDA de uma empresa, mais eficiência ela demonstra na produção de lucro a partir de sua atividade central. 

A EBITDA calcula apenas os gastos operacionais, excluindo-se os impostos e as operações financeiras. Para calcular o EBITDA basta utilizar a seguinte fórmula: 

  • Margem EBITDA = EBITDA ÷  Faturamento × 100.

Retorno sobre Investimento (ROI)

A análise deste indicador financeiro contribui para a tomada de decisões para o negócio ao demonstrar o capital gerado pela empresa a partir dos investimentos realizados.

A apuração da taxa de retorno de cada uma das aplicações é indicada particularmente. Deste modo, o ROI pode apresentar dados sobre a eficiência de um projeto ao gerar relatórios detalhados e de fácil leitura. 

Este indicador financeiro contribui com os seguintes dados estratégicos para o negócio: 

  • Identificação das fontes de rentabilidade do negócio;
  • Tempo médio de retorno dos investimentos;
  • Consolidação de dados consistentes para elaboração de planejamentos em curto, médio e longo prazo.
  • Avaliação do tempo médio de retorno dos investimentos.

Ponto de equilíbrio

Este indicador refere-se ao montante de capital que a empresa precisa gerar com suas operações para cobrir suas despesas. 

Também chamado de break even, este indicador encontra o valor onde a receita é equivalente ao valor de dos gastos e despesas gerais, ou seja, não há prejuízos nem lucros.

Serve de base para a elaboração de projetos simultaneamente necessários para o ganho de capital e financeiramente executáveis. 

Para realizar o cálculo deste índice financeiro, basta utilizar a seguinte fórmula: 

  • Ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas ÷ margem de contribuição.

Conte com o suporte da CJF Contabilidade! 

Agora que você já compreende o que são indicadores financeiros e como sua análise contribui para tomada de decisões mais assertivas para aumentar o lucro e fortalecer o posicionamento da empresa no mercado, que tal contar com uma contabilidade especializada neste tipo de serviço?

Somos uma contabilidade com mais de 35 no mercado, e consolidamos equipes multidisciplinares e altamente capacitadas na análise de indicadores financeiros

Podemos realizar diagnósticos pormenorizados e elaboração de soluções financeiras para negócios de qualquer porte ou segmento. 

Entre em contato e conheça as soluções que oferecemos para que seu negócio tome decisões muito mais inteligentes frente ao mercado, garantindo um crescimento acelerado e muito mais lucratividade para o negócio.

Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!

Leia mais: Métricas essenciais para qualquer empresa que quer ter sucesso

https://contabjf.com.br/fale-com-contabilidade-em-belo-horizonte/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo