CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Planejamento Financeiro 2023: Como se preparar para as mudanças de mercado

Diante da perspectiva de estabilidade econômica e alta do PIB para 2023, cria-se um novo horizonte para empresas e empresários dos mais diversos ramos e segmentos. Com isso, uma das etapas preparatórias mais importantes é a realização de um bom  planejamento financeiro.

Isso porque, a forma com a qual uma empresa lida com as suas finanças é essencial para o seu crescimento no mercado de maneira saudável e estruturada. Além disso, a falta de atenção com a gestão financeira pode fazer com que uma empresa corra sérios riscos, que podem resultar no seu fechamento.

Desta forma, a elaboração do planejamento financeiro 2023 surge como uma atividade indispensável para uma empresa. O foco é adaptar-se às mudanças ocorridas no mercado.

Portanto, acompanhe o nosso artigo e descubra quais são as etapas para a sua empresa planejar as suas finanças. Leia com atenção e aproveite para tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao assunto!

Leia também: Métricas essenciais para qualquer empresa que quer ter sucesso

Planejamento financeiro 2023: o que é?


O início do ano é um dos períodos mais propícios para uma empresa elaborar um planejamento focado no desenvolvimento de suas operações para os seus próximos 12 meses.

Deste modo, é fundamental compreender quais são os passos que permitem a elaboração de um planejamento financeiro. Isso, principalmente, considerando a realidade de seu cenário atual, de possíveis mudanças legislativas e tributárias pelo atual ministro da Fazenda.

O primeiro passo que todo empreendedor deve tomar é fazer uma avaliação do seu desempenho financeiro no último ano.

Após isso, é possível identificar qual é a realidade atual da empresa. Fato que permite compreender quais são os setores que poderão sofrer cortes nos gastos, e onde existe a possibilidade de investimento.

Além disso, o planejamento financeiro 2023 também é uma ferramenta que auxiliará o empreendedor a definir quais serão as prioridades em seu orçamento, podendo assim destinar esforços de acordo com aquilo que seja relevante.  

O que você acha de compreender quais são? Continue a sua leitura e descubra todas as etapas por trás do planejamento financeiro.

Quais as etapas do planejamento financeiro?

A fim de proporcionar um entendimento mais profundo sobre a elaboração de um planejamento financeiro para a sua empresa, separamos aqui quais são as etapas que não podem ser ignoradas:

  • Diagnóstico empresarial;
  • Definição de objetivos e metas;
  • Traçar estratégias;
  • Acompanhar o mercado.

Veja agora como colocar cada uma das etapas prática no planejamento financeiro da sua empresa.

1. Diagnóstico empresarial

O primeiro passo para a realização do planejamento financeiro 2023 é a realização de um diagnóstico do seu desempenho.

Ou seja, para uma empresa poder olhar para o futuro, é indispensável que os empreendedores avaliem a sua trajetória. Isso permite identificar onde a empresa teve um número maior de gastos, onde obteve retorno financeiro, e também se ela perdeu dinheiro.

Deste modo, ao considerar que o ano de 2022 foi um ano volátil devido às eleições gerais no Brasil — gerando interferências na economia —, deve-se realizar uma análise dos últimos três anos da empresa. O que, inclusive, demanda o suporte de um serviço especializado, como uma contabilidade.

2. Definição de objetivos e metas

A segunda etapa por trás da elaboração de um planejamento financeiro é a definição de objetivos e metas. Aqui, deve-se considerar tanto o longo prazo como o curto prazo.

No entanto, é de extrema importância que os empreendedores mantenham os pés no chão. O que isso quer dizer? Quer dizer que se sua empresa estiver passando por um momento de dificuldade financeira, não espere por resultados a curto prazo.

Assim, se identificado que uma empresa está passando por um momento no qual ela possui um grande número de dívidas e gastos fixos, deve-se buscar a renegociação. Afinal, para planejar o seu 2023, é crucial estar livre de dívidas.

3. Traçar estratégias

Após definir as metas e objetivos do seu planejamento financeiro, chegou o momento de traçar as melhores estratégias para alcançar os resultados esperados, utilizando o diagnóstico levantado na primeira etapa. Pois, ele permite identificar se a empresa está cometendo erros ou não.

Dessa forma, a fim de trilhar um caminho mais assertivo para alcançar os seus objetivos e metas, deve-se mensurar os seus resultados. O que abre espaço para a implementação de melhorias nas estratégias definidas.

4. Acompanhar o mercado

No momento de realizar o planejamento financeiro da sua empresa, é de extrema importância acompanhar a situação do mercado.

Afinal de contas, vimos entre os anos de 2020 e 2022 como o mercado pode ser bastante instável e pegar as empresas de surpresa.

Desta maneira, o foco de acompanhar o mercado é buscar uma melhor adaptação. O que permite andar no mesmo ritmo encontrado e, assim, não ficar atrás dos seus concorrentes. Uma boa fonte de informações do desempenho do mercado pode ser encontrada nos sites de sindicatos, associações e entidades do ramo da empresa.

Uma dica extra para o seu planejamento financeiro é acompanhar também o comportamento do consumidor. Isso porque, diante das mudanças no mercado, os hábitos do cliente também se modificam: basta ver o crescimento no delivery de mercadorias, reuniões virtuais, venda de games e cursos on-line.

Outra dica é o corte de gastos que se apresentam como dispensáveis e que não interfiram em outros setores da empresa: gastos supérfluos e que não tragam resultados rápidos à atividade.

https://contabjf.com.br/fale-com-contabilidade-em-belo-horizonte/

Conte com a CJF Contabilidade para ter um planejamento financeiro de sucesso em 2023!

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do planejamento financeiro para 2023, que tal contar com o apoio de quem está a mais de 30 anos auxiliando clientes e parceiros a prosperarem no mercado?

Conte com os serviços da CJF Contabilidade! Nossos colaboradores têm vasta experiência na sua área, com eficiência e eficácia, visando o melhor atendimento possível aos nossos clientes

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem te ajudar! 

Nos acompanhe em nossas redes sociais e acesse o nosso blog para acompanhar outros conteúdos!

Leia também: Escrituração contábil de entidades com filiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo