CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Entenda a importância do Planejamento Estratégico no processo de abertura de um negócio [ATUALIZADO]

O processo de abertura de uma empresa acaba gerando várias dúvidas entre os empreendedores. Com isso, é de extrema importância ter em mãos uma ferramenta indispensável para um negócio, o planejamento estratégico.

Estamos falando de uma estratégia que orienta todo o caminho que deve ser seguido pelos empreendedores.

Desse modo, se torna possível compreender todas as etapas da abertura de uma empresa, e preparar o negócio da melhor forma para atingir seus objetivos e metas, buscando o seu espaço no mercado e, assim, se consolidando como uma referência.

Sendo assim, elaborar um planejamento estratégico é uma prática fundamental para que, desde o processo de abertura, uma empresa já possua estratégias elaboradas para se posicionar no mercado e obter crescimento com baixos custos operacionais e conformidade fiscal.

O resultado é mais segurança para os empresários e mais credibilidade frente aos stakeholders

Portanto, leia o nosso artigo até o final e descubra o que é o planejamento estratégico e como elaborar um! Vamos lá?

Aproveite também para acompanhar: Planejamento Sucessório para proteção patrimonial: conheça os benefícios.

O que é o planejamento estratégico?

Qual empreendedor, após abrir uma empresa, não deseja seguir os melhores caminhos para garantir o seu crescimento?

Agora, o planejamento estratégico cumpre um papel crucial, uma vez que estamos falando de uma ferramenta de gestão que identifica o melhor caminho para uma empresa alcançar os seus objetivos.

A elaboração de um planejamento estratégico é um trabalho multissetorial, reunindo, por exemplo, contadores, advogados, administradores, profissionais de marketing e outros, para realizarem juntos, um diagnóstico do capital disponível, capacidade produtiva da empresa e cruzá-los com um mapeamento de mercado. 

Ao final deste processo, são traçadas estratégias eficazes para a empresa alcançar sucesso no mercado com projetos viáveis para o orçamento do negócio, porém eficazes frente à preferência do público e inovadores para o segmento de atuação do negócio.

Melhorias estratégicas 

O planejamento estratégico é fundamental para garantir que o processo de tomada de decisão seja cada vez mais assertivo. Afinal de contas, agora os gestores de uma empresa compreendem o momento atual de um negócio e o que fazer para otimizar os seus resultados.

Sendo assim, por meio dessa ferramenta, será possível definir os seguintes aspectos de uma organização:

  • Definir metas e objetivos;
  • Traçar as melhores estratégias;
  • Prever e, assim, antecipar problemas;
  • Monitorar o progresso de uma empresa.

A seguir, compreenda também qual é a importância da elaboração de um planejamento estratégico para a sua empresa. Confira!

Por que devo elaborar um planejamento estratégico?

Uma dificuldade em comum encontrada pelos empreendedores é a falta de embasamento para tomar decisões. É o que faz com que muitas empresas acabem seguindo um caminho não muito adequado, encontrando diversos obstáculos.

No entanto, o planejamento estratégico é uma ferramenta que preenche essa lacuna. Afinal, o recomendado é que os empresários tenham em mãos um plano antes mesmo de dar entrada no processo de abertura de empresa.

Desta maneira, depois que uma empresa abre as portas, o planejamento estratégico contribui de diferentes formas na sua gestão, como:

  • Na definição de um público-alvo;
  • Lançamento de produtos e serviços;
  • Posicionamento de uma marca como autoridade;
  • Expansão de uma empresa para novos territórios;
  • Lidar com maior segurança diante de incertezas e riscos;
  • Aproveitar todas as oportunidades encontradas no mercado;
  • Definir uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes;
  • Precificação.

Ou seja, o planejamento estratégico permite que uma empresa possa alcançar todos os seus objetivos. Isso, principalmente, considerando que ele será elaborado consoante a realidade apresentada por um negócio.

Se o objetivo principal de uma empresa for aumentar o seu número de vendas, o planejamento será o guia responsável por estabelecer as estratégias para ser possível ter uma maior lucratividade no final do mês.

Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Como precificar serviços médicos – tudo o que você precisa saber.

Como elaborar um planejamento estratégico?

Após compreender o que é o planejamento estratégico e qual a sua importância para uma empresa, é provável que você, empreendedor, esteja se questionando quais são os passos para elaborar um com assertividade.

Nesse momento, é necessário cumprir uma série de etapas, que garantem o sucesso na elaboração de um planejamento. Confira a seguir!

1. Faça um diagnóstico da sua empresa

A primeira etapa para a elaboração de um planejamento estratégico é a realização de um diagnóstico de uma empresa. O intuito é compreender qual é a realidade atual de um negócio, avaliando as suas finanças, processos, colaboradores, entre outros fatores.

Desse modo, todos os aspectos de uma empresa devem ser considerados. Recomenda-se, inclusive, a utilização de uma Análise SWOT para orientar esse momento de construção. É o que permite seguir para os próximos passos. Vamos lá?

Aproveite também para acompanhar sobre: Planejamento Orçamentário 2023: como preparar sua empresa

2. Trace os seus objetivos

Após compreender o momento atual de uma empresa, chegou a hora de traçar todos os objetivos a serem alcançados.

É de fundamental importância que os empreendedores façam uma divisão de metas por período. Ou seja, quais delas podem ser alcançadas a curto prazo e quais demandam um tempo maior para serem atingidas.

Sendo assim, o planejamento estratégico permite que os empreendedores possam preparar uma empresa para os seus próximos 5, 10, 15 e até mesmo 20 anos.

3. Elabore estratégias e ações

A fim de alcançar todos os objetivos da sua empresa, é de suma importância que o planejamento estratégico também seja responsável por traçar as melhores metodologias e ações.

Deste modo, todo empreendedor deve entender quais são as diferenças entre ambos os termos. Ou seja, enquanto o primeiro se refere às práticas para realizar as suas metas, a segunda diz respeito à forma com qual elas serão alcançadas.

4. Prepare um cronograma

Agora, chegou o momento de organizar tudo o que foi levantado nas etapas anteriores por meio de um cronograma de atividades.

Estamos falando de uma etapa indispensável na elaboração de um planejamento estratégico, uma vez que ela será a responsável por assegurar que tudo seja colocado em prática.

Deste modo, o cronograma deve conter todas as metas e estratégias pensadas, quem serão os profissionais responsáveis por cada uma delas, os prazos, indicadores de desempenhos, assim como qualquer informação relevante.

Além disso, leia também o artigo: Holding de Proteção Patrimonial: O que são e como elas podem ajudar seus negócios?

5. Coloque o seu plano em ação

Chegou o momento de colocar em prática as estratégias planejadas. Para isso, é de extrema importância que você envolva toda a equipe da sua empresa em prol do projeto.

Nesse momento, é fundamental definir indicadores de desempenho, que servirão como uma referência para mensurar o progresso do planejamento de uma empresa.

Desta maneira, recomenda-se contar com o apoio da tecnologia, que será a responsável por avaliar todas as métricas recolhidas. O que abre as portas para a realização de avaliações e revisões do planejamento estratégico.

Portanto, agora que você já sabe o que é o planejamento estratégico, que tal colocá-lo em prática na sua empresa com o suporte de uma equipe com perícia neste processo?

https://contabjf.com.br/fale-com-contabilidade-em-belo-horizonte/

Conte com o Suporte da CJF Contabilidade!

Se você precisa do suporte de um serviço especializado para otimizar a gestão da sua empresa, conte com a CJF Contabilidade

Somos uma contabilidade localizada na Cidade de Belo Horizonte, com mais de 25 anos de experiência na promoção de compliance fiscal e crescimento sustentável para negócios de qualquer porte. 

Estaremos ao seu lado em todas as etapas: do processo de abertura até o sucesso do seu negócio.

Agora, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar! Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar novos conteúdos!

Confira também: Como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo