CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Como a contabilidade pode ajudar a sua empresa a se tornar mais eficiente e lucrativa?

Contabilidade eficiente e lucrativa

A contabilidade é uma área essencial para o sucesso de qualquer empresa. Além de garantir o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias, ela também pode ser uma grande aliada para melhorar a eficiência e a lucratividade do negócio.

Aliás, a contabilidade auxilia na organização e controle das finanças, garantindo o cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas e evitando surpresas desagradáveis como multas e penalidades. Dessa forma, ela é essencial para garantir a sustentabilidade e crescimento da empresa no longo prazo.

Neste artigo, mostraremos como a contabilidade pode ajudar a sua empresa a se tornar mais eficiente e lucrativa, trazendo vantagens competitivas no mercado e permitindo uma gestão mais assertiva e estratégica.

Qual o papel da contabilidade?

Quando falamos do papel da contabilidade nas empresas, estamos falando de uma estratégia gerencial que utiliza os estudos — e avanços — das ciências contábeis para promover o desenvolvimento sustentável dos negócios. 

Com o suporte das tecnologias e da aceleração digital das empresas, a contabilidade realiza análises que norteiam a elaboração de processos gerenciais mais estratégicos, com tomadas de decisão baseadas em indicadores de desempenho precisos, os chamados KPIs

Avaliar adequadamente a real situação financeira do negócio permite apurar o ponto de equilíbrio da empresa,  que aponta o faturamento que o negócio precisa obter para liquidar suas dívidas em determinado período.

Assim, se estabelece uma base sólida para criação de projetos inteligentes que impactam em toda a composição interna da empresa, facilitando o cumprimento de metas e a conquista de resultados robustos. 

Confira como isso é feito.

Quais as principais estratégias assumidas pela contabilidade para tornar mais eficiente e lucrativa?

Para uma contabilidade tornar a empresa mais eficiente e lucrativa, ela conduz avaliações gerais de desempenho e potencial produtivo do negócio e cruza estes dados com os objetivos de mercado.

No campo administrativo e operacional, busca elaborar metodologias mais eficientes, transparentes que apresentem um nível qualitativo elevado, ciclos operacionais mais curtos e, na parte financeira, adota medidas que garantam aumento da produtividade e cortes de custos. 

Isso significa uma redução tanto de gastos relativos aos processos produtivos da empresa quanto com o pagamento de tributos, por meio de diagnósticos empresariais, estudos de mercado e realização de projeções econômicas, por meio dos chamados planejamentos orçamentários

A gestão de tributos também ajuda a sua empresa a se tornar mais eficiente e lucrativa. Este é um processo decisivo desde a abertura e regularização das empresas, passando pelo monitoramento de atividade e análise de tributos incidentes sobre cada operação interna. 

Ainda, faz análises do impacto de impostos sobre processos de compra e vendas e, por fim, acompanha a evolução patrimonial da empresa e promove o enquadramento fiscal à medida que a organização cresce e amplia suas atividades. 

Quais os principais serviços prestados por uma contabilidade  para sua empresa?

Para garantir que uma empresa tenha sucesso em sua escalada, é fundamental que o negócio esteja organizado desde os primeiros passos.

Com a formação de um modelo bem estruturado e em conformidade legal, a gestão tem mais clareza de quais projetos são lucrativos para a empresa. 

Deste modo, é possível projetar cenários e realizar investimentos no crescimento dos negócios de modo mais eficiente e no timing correto. 

Confira, agora, alguns aspectos-chave nos quais um suporte contábil especializado atua para auxiliar sua empresa a se tornar mais eficiente e lucrativa e ganhar competitividade no mercado.

Abertura e regularização da empresa

A abertura da empresa é o pilar para o compliance fiscal e regulatório.

É nessa fase que se define o regime tributário, sistema fiscal  que determina quais os impostos e respectivos percentuais de alíquotas que incidirão sobre a empresa, bem como os mecanismos de pagamento. 

Entretanto, para que esta decisão seja assertiva, deverá se basear em outros aspectos que também devem ser escolhidos de modo estratégico, tais como:

Natureza jurídica

Ela determina as normas que regem o negócio, definido com base no capital social investido, no negócio, porte da empresa e tipo societário. 

Uma escolha assertiva protege o patrimônio do empreendedor e permite uma estrutura mais maleável para o crescimento nos negócios. 

Atividade econômicas exercidas

As atividades econômicas devem ser registradas conforme um padrão nacional, chamada Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que formaliza, regulamenta e padroniza cada atividade realizada no país.

Assim, as atividades devem ser  escolhidas inteligentemente e com suporte de uma contabilidade, por impactarem nas alíquotas incidentes e licenças necessárias. Portanto, devem ser viáveis e lucrativas para a empresa. 

Faturamento 

O faturamento é a receita bruta que a empresa adquire a partir de suas atividades de mercado e determina o limite de cada regime tributário.

Ele deve ser apurado eficientemente, por ser deste faturamento que a empresa deduz todas suas despesas, e uma escolha inadequada em algum dos aspectos da formalização do negócio irá comprometer diretamente a lucratividade da empresa.

Além disso, é na abertura que todas as etapas de regularização frente a  órgãos de fiscalização são cumpridas, como registro da emissão de alvarás, autorizações e outros.  

Planejamento tributário, gestão fiscal e trabalhista

Após ser definida a estrutura funcional da empresa, outro aspecto por meio do qual a contabilidade pode ajudar a sua empresa a se tornar mais eficiente e lucrativa é o planejamento tributário. 

O planejamento tributário antecipa cálculos, planeja o pagamento dos impostos, classifica as mercadorias e serviços e garante o cumprimento de obrigações acessórias no prazo, evitando multas por atraso.

Noutra via, ele evita o comprometimento do capital de giro de adiantamentos não estratégicos, que consomem reservas de emergência ou recursos para investimentos em melhorias. 

Além disso, uma contabilidade especializada projeta receitas e promove o enquadramento fiscal à medida que a empresa aumenta seus rendimentos. Por fim, também é por meio do planejamento tributário que são buscados incentivos e benefícios fiscais.

Por fim, a Contabilidade também auxilia o empreendedor em aspectos trabalhistas, auxiliando nas contratações, calculando os encargos de Folha, acompanhando as convenções de sindicatos e jurisprudência dos Tribunais do Trabalho.

Controle de fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é a ferramenta de base para o equilíbrio financeiro de uma empresa, depois de sua devida estruturação. 

Tal metodologia acompanha as entradas e saídas de capital da empresa, em diversos recortes de tempo: diário, semanal, mensal, semestral, anual e em intervalos específicos e indica o montante de ativos e passivos da empresa. 

A partir do seu monitoramento, é possível se estabelecer uma série de indicadores de desempenho econômico, como:

  • Índices de liquidez;
  • Previsão de receitas;
  • Margens de contribuição, e muitos outros.

Acima, citamos apenas aspectos e a base por meio dos quais a contabilidade pode ajudar a sua empresa a se tornar mais eficiente e lucrativa, mas não param por aí. Existem diversas outras medidas estratégicas que podem influenciar sua empresa a se posicionar melhor frente aos concorrentes. 

Então, que tal conhecer uma equipe especializada?

https://contabjf.com.br/fale-com-contabilidade-em-belo-horizonte/

Conte com o suporte da CJF Contabilidade!

Com quase 40 anos de experiência e consolidando resultados de excelência para nossos clientes, somos uma empresa que trabalha com o compromisso de fazer a sua empresa crescer, indo muito além da contabilidade básica.

Para tanto, contamos com uma equipe multidisciplinar, altamente capacitada, alinhada com o uso das tecnologias mais sofisticadas do mercado e aplicamos um modelo de suporte humanizado e personalizado para satisfazer as necessidades específicas de sua empresa.

Entre em contato e conheça nossas soluções para tornar sua empresa mais eficiente e lucrativa!

Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais

Leia também: Como a análise de indicadores financeiros pode ajudar a empresa na tomada de decisões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo