padaria-gestao

Gestão contábil para padarias: conheça os fatores imprescindíveis

Em um mercado tão competitivo quanto o do comércio, cada detalhe do seu cuidado com as finanças pode ser determinante para o sucesso da sua empresa. No setor de padarias, então, as diferenças de preço podem ser mais apertadas do que em outros setores e a concorrência ainda mais acirrada.

Por conta disso, qualquer forma justa de se levar uma vantagem financeira deve ser considerada, e uma delas é a gestão contábil.

Essa solução é composta por uma série de práticas gerenciais e analíticas que ajudam a colocar as finanças de uma empresa em ordem, além de trazer resultados positivos em termos de desempenho no mercado.

Se você é empreendedor no nicho de padarias, é absolutamente essencial que conheça essa importante prática financeira e que a coloque em prática no seu negócio. Mas você sabe o que é gestão contábil

Neste artigo vamos explicar o que é, e quais os fatores imprescindíveis na realização de uma gestão contábil para padarias. 

Então fique atento até o fim do texto e tenha uma boa leitura!

O que é gestão contábil?

A gestão contábil é uma prática empresarial que tem como objetivo a realização de uma série de cálculos e metodologias de organização, voltadas para a área financeira de um empreendimento. Isso inclui a gestão do fluxo de caixa e o controle de custos, por exemplo.

Além disso, a contabilidade também cumpre uma função de gestão tributária, cuidando da escrituração fiscal, da escolha de um regime de tributação e da criação de um planejamento tributário. Tudo isso é essencial para que uma empresa mantenha-se em regularidade com o Fisco e com a legislação vigente.

A execução de uma gestão contábil requer o uso de sistemas que compilam dados financeiros, desde avaliações patrimoniais até demonstrativos de desempenho. 

A análise de todas essas informações é crucial para que um empresário possa ter uma visão mais clara e ampla de como seu negócio está se portando no mercado, podendo observar quais estratégias têm tido sucesso e quais não.

O sucesso na gestão de uma padaria, neste caso, depende de diversas estratégias comerciais embasadas em dados financeiros da empresa, como a precificação. É nisso que a gestão contábil mostra sua importância, afinal, é por meio dela que um empreendedor pode contar com informações precisas sobre os números produzidos pelo seu estabelecimento.

Importância da gestão contábil para padarias

Como já explicamos, a gestão contábil opera por meio de um amplo levantamento de informações, que passam a ser analisadas e utilizadas para capacitar o empresário a tomar decisões mais precisas. Em uma panificadora, é absolutamente recomendável contar com o apoio especializado de um contador nesse sentido, dada a complexidade dessa atividade.

Padarias são negócios que envolvem múltiplas estratégias empresariais, já que possuem aspectos do comércio varejista, como a revenda de produtos adquiridos de fornecedores, mas também comercializam artigos de produção interna, que é o caso dos pães e outros alimentos similares.

Isso faz com que uma padaria necessite de uma série de adequações jurídicas e logísticas para que funcione corretamente. 

É possível dizer que, ainda que seja um estabelecimento comercial, uma panificadora possua características tanto do varejo quanto da indústria, considerando sua linha de produção. Isso faz com que o sucesso desse tipo de empresa seja altamente relacionado à atuação de uma gestão contábil.

Leia também: Contabilidade de custos para padarias – conheça os benefícios.

Fatores imprescindíveis da gestão contábil para sua padaria

Para que você consiga colocar em prática essa ideia na sua padaria, é preciso conhecer cada um dos principais aspectos da gestão contábil. Então fique atento e conheça cada um deles:

Crie uma separação entre as contas

Um dos maiores pilares da educação financeira é a separação entre contas pessoais e empresariais. Separar pessoa física da jurídica se aplica também ao dinheiro, especialmente se a natureza do seu empreendimento é de responsabilidade limitada, o que protege os bens pessoais do empresário em caso de endividamento ou falência.

Essa proteção só ocorre, naturalmente, caso o próprio empreendedor se proteja, fazendo a devida separação. Uma gestão contábil depende dessa distinção para que possa ter uma noção verdadeira do desempenho da empresa mês a mês.

Estabeleça um pró-labore

Tendo isso em vista, agora é preciso definir o salário dos sócios, o chamado “pró-labore”. Esse salário deve ser pensado com cuidado para que não afete o capital de giro do seu negócio, nem o plano orçamentário que você tiver definido.

No que diz respeito à gestão financeira da empresa, é importante ter consciência de quanto ela está produzindo de lucro mensalmente, e nunca retirar valores superiores a isso como parte do pró-labore.

Tenha um controle de fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é o pilar central da gestão contábil. Essa prática financeira é basicamente a criação de um registro de entradas e saídas, e é essencial que seja feito um registro bem cuidadoso de tudo. Um fluxo de caixa pode ser separado em arquivos anuais, com planilhas separadas mês a mês.

O registro de entradas e saídas é importante também para a criação de planos orçamentários voltados para o futuro. É a partir da observação do desempenho financeiro de períodos anteriores que o gestor de uma padaria torna-se capaz de criar previsões para o próximo ano, por exemplo.

Defina um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o conjunto de ações que um empresário toma com objetivo de melhorar os números da sua empresa. Essas práticas são, em geral, voltadas para o crescimento da organização, para o aumento do lucro e da receita, e para o fortalecimento da marca.

Sendo assim, defina diversos objetivos realistas voltados para o sucesso do seu negócio, e alinhe todas as ações e processos da sua equipe com essas metas que você traçou.

Escolha um regime tributário vantajoso

Não podemos esquecer que a gestão contábil também diz respeito à gestão tributária da sua padaria

No que diz respeito a isso, é preciso analisar os dados financeiros da sua empresa e avaliar cada regime tributário a partir deles. Assim, você conseguirá calcular qual opção de enquadramento acarreta no pagamento de menos impostos.

Fique atento, porém, às opções de regime especial para padarias. Graças a certas isenções fiscais, um regime tributário como o Lucro Presumido ou Lucro Real pode acabar sendo mais vantajoso, então vale a pena estudar todas as possibilidades.

Conheça as soluções da CJF!

Se você gostaria de implementar as práticas da gestão contábil na sua empresa, mas não sabe por onde começar, então chegou ao lugar certo! Venha conhecer os serviços da CJF Contabilidade e se surpreenda com os caminhos que seu negócio poderá tomar.

Somos uma contabilidade localizada em Belo Horizonte. Nosso compromisso é oferecer as melhores soluções contábeis e tributárias para os nossos clientes. Entre em contato e saiba mais sobre como podemos ajudar você a levar resultados mais positivos para a sua empresa.

Aproveite também para conferir o nosso blog e nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo e nós responderemos em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo