contabilidade-de-custos-para-padarias

Contabilidade de Custos para Padarias: conheça os benefícios

Gerir uma padaria pode ser uma tarefa bem difícil dada a quantidade de atribuições que um empresário precisa carregar no exercício de sua função. Se você é empreendedor em uma panificadora, é hora de conhecer os benefícios que a contabilidade de custos pode trazer para a sua vida!

Padarias podem ser um trabalho muito gratificante, como é verdade em muitas atividades gastronômicas, mas torná-las lucrativas pode ser bem complicado e trabalhoso, como qualquer atividade comercial. 

Com o apoio de uma contabilidade na gestão dos custos da sua empresa, você pode otimizar sua produção, reduzir gastos e maximizar o lucro!

Mas você sabe o que é a contabilidade de custos? Sabe quais os benefícios que ela pode trazer para a sua padaria? Sabe quais funções ela exerce e por que sua panificadora não pode deixar de contar com esse recurso? Este artigo vai explicar tudo isso, então siga com a gente e tenha uma boa leitura!

O que é a contabilidade de custos?

A contabilidade de custos tem como principal objetivo analisar, catalogar e categorizar os custos de produção e operação de uma empresa, seja ela do setor industrial, comercial ou de serviços. Cada tipo de atividade tem suas despesas em materiais e logística, e a contabilidade opera para tentar organizar e reduzir essa carga de gastos.

Na sua padaria, um serviço desse tipo vai somar e registrar todas as suas despesas, desde a farinha de trigo até o salário do padeiro, desde a conta de luz até os investimentos em marketing. 

Organizando esses gastos e fazendo uma análise para tentar otimizá-los, cortando o que for supérfluo e repensando o que for passível de mudança, seu negócio pode se tornar mais leve em termos dos custos que vão para o bolso do empreendedor.

Como a contabilidade de custos opera em padarias?

Como já dissemos, a contabilidade trabalha por meio de um meticuloso levantamento de dados referentes a todas as despesas e transações financeiras envolvidas no seu empreendimento. 

Uma panificadora tem gastos absolutamente essenciais em sua cadeia produtiva, e todos esses custos devem ser divididos em duas categorias: custos fixos e custos variáveis.

Os custos fixos são aqueles que não têm relação com a produtividade da empresa e, por isso, não se alteram mês a mês. Contas de telefone e internet, salários-base de funcionários, aluguel do ponto físico, limpeza do espaço e manutenção de equipamentos são apenas alguns desse tipo de gasto.

Por outro lado, existem os custos variáveis, que oscilam conforme a produção mensal. Exemplos clássicos são o pagamento de adicionais de hora-extra para sua equipe, o gasto com materiais (que variam conforme a demanda) na produção de pães e outros produtos, dentre várias outras despesas.

Quais os benefícios da contabilidade de custos para padarias?

A contabilidade de custos é uma ferramenta essencial para a gestão financeira de padarias e outras atividades comerciais. 

Toda essa organização e registro perfeitamente dividido das despesas de uma empresa contribuem para diversas funções contábeis importantíssimas, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde financeira do seu negócio. Veja a seguir alguns deles:

Controle de estoque

Com a contabilidade de custos é possível conhecer o tipo de produto que foi mais vendido ou o material mais demandado em cada época do ano e por meio disso conseguir implementar esse conhecimento na rotina anual da sua empresa, no plano orçamentário e no planejamento de compras.

Leia mais: Planejamento Estratégico Empresarial: Sua empresa está preparada para 2022?

Gestão de fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa, que é a mais importante ferramenta utilizada para buscar o equilíbrio financeiro, depende drasticamente de um monitoramento categórico de todos os gastos de um empreendimento, detalhados mês a mês. 

Considerando que a contabilidade de custos já dá conta dessa parte, uma mão acaba lavando a outra.

O fluxo de caixa, ou capital de giro, também é registro de todas as vendas realizadas, ou de qualquer valor que entre no caixa, o que pode ajudar também a conhecer o desempenho de cada produto vendido e da padaria como um todo. 

O controle do capital é absolutamente crucial para a gestão financeira de qualquer empresa de qualquer tipo, e é um mecanismo muito recomendado também para qualquer chefe de família!

Potencial de crescimento

Sabemos que todo negócio comercial, além de requerer um alto investimento inicial, também carece de diversos gastos ao longo do tempo para aprimorar a qualidade do espaço, do atendimento e dos produtos à medida que seu negócio cresce.

Portanto, para fazer sua empresa crescer, é preciso continuar investindo e a melhor forma de gerar mais capital para esses investimentos é por meio do próprio lucro da sua padaria. Por isso a contabilidade de custos é tão boa para o crescimento da sua empresa, já que, com as economias que ela pode trazer para o seu caixa, os valores podem se converter para o próprio negócio.

Segurança financeira

Seguindo a mesma linha de raciocínio do ponto anterior, em que a redução de custos gera mais lucro, é possível também utilizar esse ganho de capital para a criação de fundos de reserva. Vimos nos últimos dois anos como a pandemia do Covid-19 e a crise econômica generalizada fizeram com que muitos empreendimentos fechassem as portas.

Os fundos de reserva são excelentes mecanismos de segurança contra adversidades de todos os tipos, e podem ajudar sua empresa a sobreviver a momentos ruins que podem vir no futuro e dar a volta por cima rapidamente.

Conte com o apoio especializado em contabilidade!

Sabemos que realizar a contabilidade de custos pode parecer uma tarefa difícil para a gestão da sua padaria, e que muitas etapas podem dar errado dado o grande número de informações e dados que precisam ser coletados, analisados e registrados. Por conta disso, a solução mais simples e mais segura para o seu negócio é contar com o apoio da CJF Contabilidade!

Somos uma contabilidade diferenciada, localizada convenientemente no centro de Belo Horizonte! Temos o compromisso de fazer sua empresa crescer e obter sempre resultados positivos. Para fazer isso acontecer, fugimos do óbvio, com serviços de assessoria fiscal, contábil, trabalhista e para-legal.

Com mais de 35 anos de experiência, nossas soluções têm eficácia comprovada! Fale agora com nossos especialistas e descubra em que podemos ajudar!

Venha conferir nosso blog para encontrar mais artigos como este e nossas redes sociais para outras novidades. Continue lendo: Regime especial para padarias: veja o que mudou no regulamento do ICMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo