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Abertura de Clínica Médica em Belo Horizonte: Conheça o passo a passo

Os médicos são considerados profissionais liberais e com isso, possuem a escolha de como desempenhar os seus serviços. Neste momento, muitos buscam compreender como funciona o processo de abertura de clínica médica em Belo Horizonte.

Além de opções como contrato CLT e prestar serviços como autônomo, os médicos também podem investir em abrir uma clínica ou consultório.

No entanto, não são todos os médicos que compreendem quais são as etapas (às vezes burocráticas) que envolvem a abertura da empresa e clínica. Por isso, é importante contar com o apoio e know-how de uma contabilidade especializada.

São vários os processos e exigências dos órgãos públicos em relação à  abertura de clínica médica em Belo Horizonte. Portanto, que tal compreender como superar todos os obstáculos encontrados?

Continue a leitura do nosso artigo até o final e aproveite para descobrir o passo a passo para abrir o seu consultório ou clínica médica!

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Quais são as etapas por trás da abertura de clínica médica em Belo Horizonte?

Um médico, quando decide obter um CNPJ e abrir o seu negócio, se depara com uma série de burocracias. Com isso, é bastante comum encontrar profissionais com dúvidas sobre a abertura de uma clínica médica.

Acompanhe a seguir quais são as principais etapas que acompanham o empreendedorismo na área da saúde:

  • Definição da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
  • Escolha da melhor natureza jurídica (LTDA, EIRELI, LTDA Unipessoal;)
  • Enquadramento tributário;
  • Definição do endereço;
  • Elaboração do contrato social;
  • Registro no órgão de classe;
  • Obtenção das inscrições e alvarás;
  • Expectativa de Faturamento.

A seguir, confira quais são as principais especificidades que acompanham o processo de abertura de clínica médica em Belo Horizonte. Vamos lá?

1. Definição da CNAE

Para abrir uma clínica ou consultório médico, um dos primeiros passos é a escolha da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Estamos falando de uma opção de extrema importância, uma vez que o CNAE deve estar de acordo com as atividades prestadas e também influenciará a tributação da empresa.

No caso de clínicas e consultórios médicos, o CNAE geralmente escolhido é  8630-5/01, que compreende a Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos”.

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2. Escolha da melhor natureza jurídica

Após ter definido a melhor CNAE para uma consultório ou clínica médica, chegou o momento de definir se a empresa será aberta com o apoio de um sócio ou não.

Deste modo, confira a seguir quais são as possibilidades encontradas por um profissional da saúde:

  • EI – Empresário Individual;
  • EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
  • LTDA – Sociedade Limitada.

3. Enquadramento tributário

A escolha do regime tributário é uma das etapas mais importantes no processo de abertura de clínica médica em Belo Horizonte. Isso porque, estamos falando de uma etapa que determina como será feito o recolhimento de impostos.

Hoje, as empresas brasileiras encontram diante de si três opções de regimes tributários. Confira a seguir quais são:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

As alíquotas desses regimes podem variar entre 6% e 33%, por isso é indispensável contar com o apoio de um serviço especializado, como uma contabilidade. Afinal, a definição errada do regime tributário pode fazer com que uma clínica pague mais impostos do que deveria pagar.

Acompanhe também o nosso conteúdo: Flexibilização das atuais normas trabalhistas – Medida Provisória 1.045

4. Definição do endereço

A próxima etapa para abrir uma clínica ou consultório médico é a definição do endereço no qual os profissionais vão trabalhar.

O endereço escolhido deverá ser avaliado e validado pela Prefeitura do município, de acordo com a região e atividade a ser desenvolvida. Após a aprovação, será possível seguir para o próximo passo!

5. Elaboração do contrato social

Você viu que, no processo de abertura de clínica médica em Belo Horizonte, será necessário contar com o apoio de uma contabilidade.

O contador será o responsável por elaborar o contrato social da clínica ou consultório médico. Neste momento, é necessário apresentar o número do registro no CRM (Conselho Regional de Medicina), entre outros documentos. Além disso, o contrato social definirá inúmeros pontos do funcionamento da empresa, principalmente em questões societárias: distribuição de lucros, falecimento dos sócios, administração, entre outros.

Aproveite para conferir o conteúdo sobre: Holding: Qual o melhor regime tributário da Holding Patrimonial

6. Registro no órgão de classe

Por se tratar de profissão regulamentada, a atuação da empresa estará sujeita a responsabilidade civil e deverá ser registrada junto ao Conselho da Categoria – CRM.

Garantida a aprovação, todas as informações referentes à empresa são enviadas para a Receita Federal, viabilizando assim o CNPJ.

7. Obtenção das inscrições e alvarás

Por fim, é necessário realizar os registros nos órgãos públicos responsáveis, efetuando assim a inscrição municipal da clínica ou consultório médico, além da emissão de todos os alvarás solicitados!

Em todo o processo, contar com o apoio de uma contabilidade especializada é de fundamental importância. Afinal de contas, o contador será o profissional encarregado de orientar os médicos nas melhores decisões e atuar perante os órgãos competentes.

No momento de buscar o apoio de uma contabilidade especializada para a abertura da sua empresa, tenha à sua disposição os serviços da CJF Contabilidade! Nós estaremos ao seu lado em todas as etapas do seu negócio.

A CJF Contabilidade é uma contabilidade diferenciada, com profissionais altamente capacitados e sempre à disposição da sua empresa. Portanto, entre em contato conosco e descubra como nós podemos te ajudar!

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