Os 8 erros de gestão que os empresários mais cometem: Saiba como evitar

Gerir uma empresa demanda bastante comprometimento e jogo de cintura por parte dos empreendedores e empresários. Neste momento, existem alguns erros de gestão que, quando cometidos, podem comprometer a gestão empresarial.

Isso porque, qualquer erro, mesmo que pequeno, pode fazer com que uma empresa perca faturamento e, assim, não alcance os seus objetivos e metas.

Quando falamos na gestão financeira e contábil de um negócio, é necessário que o empreendedor redobre a sua atenção. Afinal, ambas se apresentam como pilares que sustentam o sucesso de uma empresa.

Com isso, é de fundamental importância compreender quais são os erros de gestão mais comuns na gestão empresarial. O que permite realizar uma gestão mais responsiva, evitando correr determinados riscos.

Se você deseja compreender como evitar os principais erros de gestão cometidos em uma empresa, leia o nosso artigo! Acompanhe até o final e descubra como alavancar o crescimento do seu negócio!

Aproveite e leia sobre: Contabilidade em Belo Horizonte: Conheça os diferenciais da CJF para o seu negócio.

Quais são os erros de gestão mais comuns?

Após abrir uma empresa, um empreendedor se depara com uma série de atividades referentes aos diferentes setores do seu negócio. Sendo uma das demandas mais importantes a contabilidade.

Quando falamos na rotina contábil de uma empresa, é necessário redobrar a atenção. Afinal de contas, erros financeiros podem proporcionar uma série de problemas para um negócio, comprometendo assim sua gestão.

Ou seja, os erros de gestão  podem fazer com que uma empresa venha a apresentar resultados negativos no final de um mês.

E, diante de um contexto de crise financeira, ninguém gostaria de enfrentar problemas para gerenciar o fluxo de caixa, correto?

Sendo assim, confira conosco alguns dos principais exemplos de erros de gestão que devem ser evitados em sua empresa. Acompanhe com atenção e saiba como evitá-los e assim, ter uma maior segurança!

1. Misturar finanças pessoais e empresariais

Muitos empreendedores, principalmente aqueles à frente de pequenos e médios negócios, erram no momento de gerenciar as suas finanças pessoais e da sua empresa. Neste momento, eles acabam misturando-as.

Quando isso acontece, as finanças pessoais são utilizadas para arcar com débitos da empresa e vice-versa. Como resultado, o empreendedor pode perder o controle financeiro do seu negócio, comprometendo o seu caixa.

A principal alternativa, em casos assim, é fazer uma separação das finanças, por meio de duas contas bancárias distintas. O que permite ter um controle mais assertivo sobre os recebimentos e compromissos da empresa.

Leia também o conteúdo sobre o seguinte assunto: Regime tributário: minha empresa está no mais adequado?

2. Não atualizar lançamentos e conciliações

Um dos erros de gestão que podem comprometer as finanças de uma empresa acontece quando um empreendedor deixa de atualizar os seus lançamentos nos livros contábeis.

Diante de um erro assim, os gestores à frente de uma empresa acabam não compreendendo a realidade financeira de sua empresa. O que abre brechas para que a tomada de decisão não a leve ao melhor caminho.

3. Errar na realização de cálculos

Pequenos erros como no processo de digitação ou na conferência de dados podem gerar uma série de problemas financeiros para uma empresa. Com isso, é fundamental se manter atento a todo e qualquer cálculo feito.

Uma das soluções encontradas pelos empreendedores para evitar erros de gestão como este é contar com o apoio de um serviço especializado. Ter à sua disposição o conhecimento de um contador é fundamental.

4. Não organizar os seus documentos fiscais

Sem sombra de dúvidas, um dos segredos das grandes empresas de sucesso são os seus processos bem definidos. O que passa, principalmente, por uma correta organização de todos os seus documentos fiscais.

Em contrapartida, empresas que não possuem o hábito de manter os seus documentos devidamente organizados podem enfrentar sérios problemas de gestão, como a duplicidade ou a omissão de algum lançamento.

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre o tema: Como fazer a gestão financeira em sua empresa?

5. Falta de recursos tecnológicos

Atualmente, as empresas que não automatizam os seus processos por meio de soluções tecnológicas estão perdendo uma grande oportunidade de alavancar as suas operações. Afinal, são vários os benefícios proporcionados pela tecnologia.

Desta forma, um dos principais erros de gestão cometidos em uma empresa é a falta de automatização. O que faz com que os empreendedores possam cometer falhas manuais, comprometendo os seus processos.

6. Não ter o apoio de um serviço contábil

Grande parte dos erros de gestão já mencionados neste conteúdo poderiam ser evitados por meio do apoio de um serviço contábil. Afinal de contas, o contador é um profissional com vasta experiência no assunto.

Quando um empreendedor busca resolver todas as demandas da sua empresa sozinho, ele se coloca sujeito a erros. Com isso, é de fundamental importância ter o apoio especializado de um escritório de contabilidade.

7. Negligenciar os princípios contábeis

Quando falamos em princípios contábeis, estamos nos referindo à garantia de que sejam adotados procedimentos corretos nas demandas da gestão financeira de uma empresa.

Ou seja, eles se apresentam como um guia para todas as decisões que envolvam o patrimônio de uma organização. Com isso, eles não podem ser negligenciados no dia a dia e no trabalho de um empreendedor.

Além disso, leia também sobre o assunto: Planejamento Sucessório para um Family Office: entenda mais sobre o assunto

8. Ignorar a emissão de relatórios

Ao falarmos em erros de gestão, não podemos deixar de fora a não utilização de relatórios como ferramenta essencial para o crescimento de uma empresa.

Quando ignorados, um empreendedor deixa de ter à sua disposição informações confiáveis para otimizar o processo de tomada de decisão. O que pode acabar comprometendo a correta administração de um negócio.

Sendo assim, o recomendado é utilizar os relatórios como apoio para guiar a empresa para o melhor caminho no mercado para a sua lucratividade, a levando assim a apresentar resultados cada vez mais positivos.

Portanto, se você deseja ver a sua empresa longe dos erros de gestão citados neste conteúdo, conte com o apoio da CJF Contabilidade! Nós estaremos ao seu lado em todas as etapas da sua empresa: da abertura até o sucesso.

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços contábeis podem ajudar a sua empresa!

O que achou do artigo que acabou de ler? Se você deseja continuar acompanhando o nosso conteúdo, siga as nossas redes sociais e acesse o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo