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Veja como abrir uma filial de sucesso da sua empresa

abrir uma filial

Com a expansão do empreendedorismo digital, muitas empresas conseguem satisfazer toda sua demanda comercial a partir de um único endereço. Mesmo que, em muitos casos, o público consumidor esteja até em continentes diferentes. 

Porém, alguns negócios precisam estar fisicamente próximos de seu público: é o caso de academias, clínicas, pet shops, salões de beleza, restaurantes, e muitos outros. 

Assim, quando o empreendimento cresce, abrir um novo estabelecimento é a grande aposta para o sucesso de seu negócio. Chegou a hora de abrir uma filial de sua empresa.

Entretanto, o procedimento requer estratégia e para ter assertividade, é preciso passar por algumas burocracias. Para não errar na aposta, separamos este artigo para você ter o máximo sucesso na abertura de filial para sua empresa.

Tenha uma boa leitura!

O que é uma filial?

Por filial, nos referimos a uma extensão de um mesmo empreendimento. Trata-se de um novo estabelecimento, mas que investe na ideia de ampliar os mesmos negócios da matriz em regiões nas quais o serviço ou produto não existia antes, ou, apesar de haver público consumidor, não chegava com tanta força. 

Ou seja, significa abrir um novo estabelecimento conservando a marca e credibilidade de mercado do negócio original, para ter mais visibilidade, interação de mercado com o público local e ganhar confiança e praticidade.

Uma filial possui CNPJ, administração e equipe próprias. Entretanto, se subordina às diretrizes de atuação da matriz com vista a conservar o modelo de negócio, padrões de qualidade e gestão financeira.

Nova empresa ou filial: qual a diferença?

Você já conhece as características de uma filial, mas ainda pode ter dúvidas sobre qual a diferença de se abrir uma empresa. Confira as diferenças!

Uma empresa possui identidade própria, regularizada pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, (CNPJ). Dessa forma, ao abrir uma nova empresa, todas as ações e planejamentos correspondentes devem ser pensadas de maneira isolada.

Logo, seu produto ou serviço, segmento, público, identidade e estratégias de comunicação com cliente não dependem da outra empresa do titular.

Dessa forma, uma empresa nova é uma ideia viável para quem quer gerir negócios em outro segmento ou outro produto que não absorva os valores da primeira empresa nem venha a competir no mesmo setor.

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Como planejar a abertura de uma filial para seu negócio?

Agora que você entende como este modelo de negócio funciona, pode ter entendido que a medida empreendedora para investir e lucrar mais é a abertura de filial

Você quer investir neste negócio, mas pode estar se perguntando: qual a melhor estratégia para ter sucesso na abertura de sua filial, correto? Para isso, elaboramos um passo-a-passo com dicas estratégicas para abrir uma filial de sucesso da sua empresa.

Continue a leitura para saber mais.

Elabore um plano de negócios

Você já ouviu falar em plano de negócios? Na hora de abrir uma filial, este projeto é parte substancial para uma tomada de decisões assertivas.

Um plano bem estruturado irá envolver todas as ações futuras do empreendimento em conformidade com as aspirações do mercado. Dentre outras ações, esta ação estratégica irá elaborar e gerir projetos, como:

  • Gestão financeira;
  • Estratégias de marketing;
  • Composição de equipes;
  • Investimentos;
  • Projeções de lucratividade.

Escolha o local de modo inteligente

Esse é um ponto altamente importante e em nenhuma hipótese pode ocorrer com aleatoriedade ou sem estudo de caso. 

É interessante considerar o raio de abrangência dos serviços da matriz na hora de abrir uma filial. Isso irá garantir uma alta relevância à decisão de se instalar uma filial naquele espaço. 

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Como abrir uma filial de empresa na prática

Agora, para abrir uma filial de sucesso da sua empresa na prática, é preciso seguir rigorosamente os ditames da Lei para não se ter problemas com os órgãos regulamentadores e atrasar o processo. 

Entretanto, já existe uma empresa em operação. Neste caso, você precisa selecionar a natureza societária, jurídica e o regime tributário cabível para o formato do negócio.

Feito isso, basta levar à Junta Comercial da sua cidade:

  • Requerimento de arquivamento na Junta Comercial do Estado;
  • Documento de alteração de contrato para abertura de filial;
  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN): uma por filial aberta;
  • Comprovantes de pagamento de serviços pertinentes à abertura do tipo de empreendimento.

Cumprido este processo, você precisará emitir, ainda, o CNPJ da filial, a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento e demais licenças específicas  do tipo de estabelecimento que está abrindo. Confira os regulamentos previstos pela Prefeitura de sua cidade.

Desta forma, conte com o suporte  de uma contabilidade especializada no seu segmento para lhe oferecer o know how adequado para analisar o mercado, o público consumidor, a concorrência e as estratégias adotadas para extrair a máxima lucratividade desta tomada de decisão.

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