CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Conheça os principais índices contábeis e financeiros

indices-contabeis-e-financeiros

Ter um conhecimento real da condição financeira de uma empresa é a base para a implementação de estratégias gerenciais eficazes.

Isso só é possível a partir de avaliações precisas de resultados e apuração de informações que demonstrem quais são seus pontos fortes e as fragilidades de um negócio. E a estratégia para isso é a adequada leitura dos índices contábeis e financeiros do negócio. 

Por meio deles,  o gestor compreende quais os projetos eficientes para o presente, promove o controle de custos e, ainda, promove a transparência do negócio frente a investidores, clientes e autoridades fiscalizadoras.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que são índices contábeis e financeiros?

Os índices contábeis e financeiros são um conjunto de informações resultantes das análises realizadas pela gestão contábil e fiscal de uma empresa. 

Eles demonstram de forma precisa e atual a situação econômica da empresa, considerando o resultado de toda a produção operacional ao longo do período analisado.

Os índices contábeis e financeiros  são dados sensíveis da saúde financeira da empresa e apontam com precisão a relação de ativos e passivos de um negócio. Assim, geram dados consistentes para composição de relatórios gerenciais que permitem:

  • Criar projetos relevantes para o momento que a empresa atravessa;
  • Elaborar ações tangíveis para implementar o desempenho financeiro e compliance fiscal da empresa;
  • Identificar a origem do faturamento e destino dos principais gastos;
  • Mapear custos e despesas e promover redistribuição estratégica dos recursos;
  • Visualizar gargalos operacionais que geram ônus, bem como projetos, campanhas, produtos ou serviços mais lucrativos;
  • Mensurar a condição patrimonial da empresa;
  • Controlar o endividamento do negócio.

Dessa forma, índices contábeis e financeiros dão base para tomadas de decisão importantes para o futuro dos negócios ao demonstrar se o cenário é mais pronto para a implementação de estratégias de investimentos ou contenção de gastos. 

Que dados os índices contábeis e financeiros apuram?

Uma avaliação bem planejada e executada por um profissional contábil competente traz informações substanciais que proporcionam ao gestor a possibilidade de transformar esses dados em  ações que proporcionem resultados lucrativos para a empresa. 

Deste modo, para que os índices contábeis e financeiros de uma empresa possam apresentar um diagnóstico completo da performance financeira do negócio, precisam apresentar dados das seguintes operações do negócio:  

  • Situação dos estoques;
  • Fluxo de caixa;
  • Notas fiscais emitidas e recebidas;
  • Obrigações fiscais, tributárias, trabalhistas e previdenciárias;
  • Inscrições em órgãos governamentais.

Estes são os índices imprescindíveis para analisar a análise contábil de um negócio. Entretanto, existem outras variáveis possíveis, a depender do tipo de segmento em que o negócio atua, bem como de interesses específicos da gestão.

Quais os principais índices contábeis e financeiros utilizados para a análise de uma empresa?

Agora que você já conhece a conceituação dos índices contábeis e financeiros e quais os principais elementos que a compõem, é hora de conhecer quais são os principais modelos de índices contábeis e financeiros que uma empresa pode utilizar. 

Do ponto de vista gerencial, eles podem ser: 

  • Táticos: quando se buscam mensurar a viabilidade de projetos de grande custo ou longo prazo;
  • Operacionais, quando sua aplicação tem o objetivo de avaliar o desempenho de atividades rotineiras e de base da empresa. 

Ciclo Operacional

Utilizado para aferir o tempo médio de retorno financeiro das operações de mercado e, para tanto, analisa o período entre a venda ou realização do serviço até o recebimento do pagamento.

É um indicador contábil útil para quantificar qual o gasto de capital de giro tem sido realizado para manter as atividades do negócio até a entrada de valores de terceiros. 

São exemplos deste tipo de índice o Prazo Médio do Estoque (PME) e o Prazo Médio de Recebimento (PMR).

Margem

O índice de margem mede a diferença entre o valor investido para a comercialização de um  produto ou serviço e o lucro alcançado por sua comercialização.

A margem pode ser aferida de duas formas: 

  • A margem bruta apresenta realiza o cálculo a partir do valor dividindo o lucro pelo número de vendas, sem considerar as despesas financeiras e aponta qual foi o faturamento de uma operação de mercado.
  • Já a margem líquida é um indicador financeiro que considera todas as despesas envolvidas na realização de uma operação comercial de venda de produto ou serviço, sendo um forte contributo para a composição de preços, por exemplo. 

Rentabilidade

Este índice financeiro demonstra se a empresa apresenta potencial para produção ou retorno financeiro para os titulares e investidores.  Seu método é realizado por meio da subtração dos gastos operacionais sobre o lucro obtido.

São exemplos deste tipo de índice o  Retorno sobre ativos (ROA), Retorno sobre capital próprio (ROE) e Retorno sobre capital investido (ROIC). 

Liquidez

Analisa a probabilidade de um ativo ser convertido em dinheiro – bem como o tempo médio para tal –, permitindo à empresa  se planejar para liquidação de débitos sem precisar utilizar o capital de giro.

Os índices de liquidez podem ser:

  • Corrente: calcula qual capacidade de quitar débitos em curto tempo;
  • Seca: também avalia a capacidade de liquidez a curto prazo, mas não considera o estoque;
  • Imediata: avalia a liquidação de despesas, os valores disponíveis em caixa;
  • Geral: Analisa a capacidade do negócio de quitação de débitos de médio e longo prazo.

Endividamento

Aponta o número  e os valores das dívidas ativas e as relaciona com os ativos, como estratégia para indicar se as dívidas demandam curto, médio e longo prazo para quitação.

São exemplos os indicadores de Participação de Capitais de Terceiro (PCT) e Composição do endividamento (CE).

Quais as formas de avaliar índices contábeis e financeiros?

Diferentes tipos de negócios lidam com demandas e desafios distintos. Por isso, as  metodologias utilizadas para análise de índices contábeis e financeiros  se dividem em estratégias variadas. São elas:

  • Avaliação intrínseca: Foca-se na análise de elementos qualitativos internos ao negócio;
  • Comparação temporal: avaliação composta pela comparação de dados da empresa em períodos de exercício distintos – com, por exemplo, um ano –, geralmente sequenciais.
  • Avaliação por índice-padrão: compara os índice da empresa  um padrão, geralmente extraído da média de desempenho de empresas de mesmo segmento e porte;

Agora que você já conhece os principais índices contábeis e financeiros de uma empresa, que tal obter  o suporte de uma contabilidade especializada na organização e apuração precisa de índices contábeis e financeiros?

https://contabjf.com.br/fale-com-contabilidade-em-belo-horizonte/

Conte com o suporte da CJF Contabilidade!

Somos uma contabilidade situada em Belo Horizonte com mais de 35 anos de atuação no mercado, reunindo em nosso time contadores especializados e altamente capacitados.

Estamos presentes na vida empresarial de clientes dos mais diferentes portes e segmentos, temos a experiência necessária para fazer um diagnóstico preciso da situação financeira de sua empresa e levar sua lucratividade com a aplicação dos índices contábeis e financeiros certos para sua empresa!

Fale conosco e conheça nossas soluções! Gostou deste artigo? Temos mais em nosso blog e redes sociais. Confira!

Continue a leitura: Planejamento Orçamentário 2023: como preparar sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo