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Métricas essenciais para qualquer empresa que quer ter sucesso

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Uma boa gestão financeira demanda uma atenção constante, e, não por acaso, quase metade das empresas fecham em cerca de três anos por falta de gestão eficiente. 

Por isso, uma estratégia para o crescimento saudável de qualquer negócio é o uso de métricas essenciais. Elas fomentam processos que maximizam o valor do tempo de vida das relações com os seus clientes e sua operação na totalidade.

Entretanto, aplicar a análise deste indicadores como estratégia para gerir os negócios demanda conhecimento e planejamento, pois as métricas essenciais precisam estar alinhadas com os objetivos gerais da empresa, além de serem efetivamente realizáveis para o momento que os negócios atravessam. 

Isso significa que, a depender da etapa que o negócio atravessa, alguns indicadores são mais prioritários que outros.  Além disso, precisam ser de simples compreensão por todas as equipes envolvidas em um projeto.

Quer saber  quais as métricas essenciais para qualquer empresa que quer ter sucesso em seus projetos? Este artigo é para você!

O que são métricas essenciais na gestão?

As métricas essenciais na gestão são critérios que analisam com que eficiência a empresa tem gerado resultados efetivos. Avaliam diferentes frentes do negócio e podem ser elaboradas de modo a contribuir com diversos momentos do empreendedorismo. 

Elas podem se focar na implementação da performance interna da empresa – seja de setores individuais ou do negócio – na demonstração da viabilidade de um projeto ou contribuir para uma visão mais empreendedora do mercado, avaliando os resultados de uma estratégia.

Por esta razão, no âmbito profissional, são conhecidas como KPIs, sigla em inglês para Indicador-chave de desempenho.  

Quando definidas conforme as propostas do negócios e avaliadas corretamente, as métricas essenciais contribuem para uma melhor gestão de áreas sensíveis do negócio e balizam tomadas de decisões melhor orientadas e prover investimentos ou mudanças em estratégias de modo a garantir a máxima lucratividade para os negócios. 

Quais as métricas essenciais para o sucesso de sua empresa?

Agora que você já compreende o papel das métricas essenciais para o crescimento e melhoria de desempenho em uma empresa, confira os mais utilizados em negócios de qualquer segmento. 

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Este é um das principais métricas essenciais para qualquer empresa, pois  indica quanto de investimento a empresa realiza para captar novos clientes com um novo projeto no segmento de mercado. 

Para o cálculo de CAC, a fórmula é relativamente simples. Defina o período que deseja avaliar e utilize a seguinte equação: 

  • CAC = Investimentos em marketing ÷ pelo número de clientes 

Dessa forma, esta métrica essencial  pode aferir qual o custo de cada cliente dentre de uma certa proposta. Também aponta qual canal de venda apresenta índices mais baixos de CAC, direcionando projetos de mais baixo custo. Sua periodicidade, portanto, deve ser definida conforme os objetivos da empresa. 

Retorno sobre Investimento (ROI)

Esta métrica essencial apura os resultados dos investimentos em marketing, melhorias operacionais e treinamentos ao calcular o capital gerado. 

O ROI permite obter indicadores de quais projetos valem o investimento em expansão, quais são promissores e merecem aprimoramentos e quais não são viáveis para o momento, por exemplo. Dessa forma, essa é uma das métricas essenciais para criar metas relevantes e coerentes com a situação corrente da empresa.

Churn rate – Taxa de cancelamento

O Churn rate é uma métrica indispensável para que a empresa realize mudanças importantes para manter campanhas e projetos operando de modo rentável, pois indica o índice de saída de clientes de seu negócio.  Pode mensurar, por exemplo:

  • Contratos rescindidos;
  • Assinaturas encerradas
  • Perda de valor recorrente;
  • Contas canceladas, dentre outros.

Para realizar seus cálculos, basta aplicar a seguinte equação:

  • Churn Rate = total de clientes cancelados ÷ número total de clientes ativos.

Nível de satisfação dos clientes (NPS)

Imprescindível para balizar ações de fortalecimento da marca, o NPS é uma métrica essencial que avalia o percentual de clientes satisfeitos e o nível de aprovação da empresa.

Podem ser obtidos por meio de diferentes pesquisas de satisfação e podem apurar a aderência de um produto, campanha, serviço ou da marca de modo geral. 

São aferidos da seguinte forma: 

  • Nível de satisfação dos clientes = Percentual de clientes promotores  ÷ Percentual de clientes detratores. 

Sua análise gera os seguintes índices: 

  • Detratores: avaliam de zero a 6;
  • Neutros, de 7 a 8; 
  • Promotores, de 9 e 10. 

Qual a importância de se avaliar as métricas de desempenho para o sucesso do negócio?

As métricas de desempenho garantem uma real percepção de geração de lucratividade dos negócios. 

Muitos empreendedores acabam tomando decisões errôneas do ponto de vista gerencial, ao considerar apenas o volume de vendas como um atestado de desempenho positivo, induzindo tomadas de decisão incorretas. 

Assim, a análise destas métricas é essencial para qualquer empresa que quer ter sucesso, ao contribuírem efetivamente para reunir e analisar dados consistentes para mensurar a qualidade dos resultados, qual a sustentabilidade das estratégias a longo prazo e criar projeções de mercado. 

Do ponto de vista operacional, a análise de métricas contribui para:

  • Estruturar etapas de produção e definir quais setores do negócio que o gestor deve estar engajado em cada projeto;
  • Garantir uma operação baseada em dados consistentes, atualizados e detalhados;
  • Percepção precisa dos rumos dos negócios, norteando investimentos e facilitando as tomadas de decisão;
  • Mais transparência das estratégias assumidas, bem como de seus resultados, custos operacionais e faturamento gerado.

Agora que você já compreende como as métricas essenciais podem contribuir para o sucesso de qualquer empresa, conheça as soluções de uma contabilidade com capacitação em serviços contábeis avançados!

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