CJF Contabilidade

  contabjf@contabjf.com.br |  (31) 97339-4468 |  (31) 3029-1400

EnglishPortuguese

Gestão de Relações Internacionais e Bens no Exterior em Belo Horizonte

gestao-de-relacoes-internacionais-e-bens-no-exterior

Já pensou que a correta gestão das relações internacionais e bens no exterior pode ser a ferramenta que sua empresa precisa para se desenvolver de forma saudável e lucrativa? 

Ir além do território nacional e empreender no comércio e operações internacionais não é uma decisão fácil. Logo, para manter as relações comerciais internacionais é preciso buscar orientação de especialistas, a fim de evitar aumento de custos, processos onerosos e burocráticos e riscos fiscais.  

Para isso, é preciso elaborar um bom planejamento e realizar um estudo de viabilidade que orientem a execução de projetos internacionais com segurança. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo. Leia com atenção e entenda a gestão de relações internacionais e bens no exterior em Belo Horizonte. 

O que é o comércio internacional?

O comércio internacional, deve ser compreendido como um conjunto de operações de troca de bens e serviços que envolvem países distintos. 

Dessa forma, o empresário poderá atuar com a venda de produtos manufaturados, commodities, serviços, mão de obra e até mesmo com o movimento de capitais. 

Assim, tanto a empresa que trabalha com a exportação, quanto a que trabalha com a  importação devem ser inseridas como comércio internacional. 

Neste sentido, as suas operações devem respeitar uma série de regras pré estabelecidas pelos órgãos internacionais, como por exemplo normas da Organização Mundial do Comércio (OMC)

Além disso, também existem os acordos bilaterais entre governos de diferentes países que devem ser conhecidos e respeitados.

O obedecimento das leis internas específicas de cada país, conhecida como as relações de comércio exterior,  é frequentemente confundido com o comércio internacional.

Logo, é preciso entender melhor a diferença, quando o  assunto é a gestão de relações internacionais. Isso porque, as relações comerciais têm se tornado mais frequentes, além de representar maiores oportunidades para os empreendedores. 

Aprenda mais lendo: Planejamento Tributário: saiba o que é e conheça a importância.

O que são as operações internacionais?

Como o leitor pode compreender, o comércio se refere a um termo genérico que se relaciona a um conjunto de operações. 

A fim de entender melhor a situação, pense no empresário brasileiro que é cafeicultor. Quando ele realiza uma venda de determinado número de sacas de grãos para uma marca estrangeira, está fazendo uma operação internacional. 

Dessa forma, ao executar uma transação, ambas as partes terão que seguir as regras estabelecidas de comércio internacional pelos órgãos reguladores e acordos entre os dois países. Sendo essa a relação que chamamos de operações internacionais. 

Como funciona a gestão das operações internacionais e bens no exterior nas empresas? 

A empresa que comercializa seus produtos e serviços com outros países precisa do apoio de gestores com conhecimentos específicos da área. Tendo em mente que este é um assunto de alta complexidade, cuja gestão demanda diferentes tipos de cuidados. 

É preciso se manter continuamente atento ao cumprimento das normas. Pois, em casos específicos podem ser impostas restrições que devem ser consideradas na hora de analisar a viabilidade de um negócio. 

Além disso, é preciso se manter atento às barreiras culturais, como idioma, costumes, comportamento de consumidores: aspectos que podem impactar diretamente na comunicação e implementação de estratégias. 

Dessa forma, para que seja possível fazer uma boa gestão de relações internacionais e bens no exterior será preciso que o gestor tenha uma boa capacidade de negociação, a fim de que as operações tenham um resultado desejado. 

Sistema de comércio exterior 

No Brasil existem alguns sistemas responsáveis por fazer a controladoria e administração das atividades referentes a comércio exterior, como Siscoserv e o Siscomex. 

Por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), é possível fazer a exportação e importação de serviços. 

Enquanto o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) é uma ferramenta administrativa que possibilita o registro, acompanhamento e controle de operações do Comex. A sua criação permitiu a informatização dos controles de operações que antes eram feitos de forma burocrática e manual, por meio do papel, assinaturas e carimbos. 

Aprenda lendo: Como ocorre a tributação de holding e quais são as suas vantagens?

Contabilidade em Belo Horizonte: Conheça as  soluções da CJF Contabilidade

A CJF Contabilidade auxilia seus clientes e parceiros há mais de 30 anos a prosperarem e crescerem. Ao contrário de algumas empresas contábeis, não somos digitais e ausentes e sim contadores e consultores participativos na sua empresa.

Fazemos questão de auxiliar nossos clientes de maneira ativa e personalizada, seja em uma reestruturação ou em decisões do dia-a-dia. 

Temos orgulho em tratar nossos clientes e suas empresas como únicos, pois de fato são, com problemas e operações próprias. Esse tratamento nos ajuda a identificar particularidades para que possamos superar as expectativas.

Por meio de nosso apoio, a sua empresa terá à disposição mais de 50 colaboradores, que buscam construir uma parceria duradoura e próspera. Estaremos ao seu lado em todas as etapas: da abertura até o sucesso da sua empresa.

Portanto, entre em contato conosco e  descubra como a nossa equipe de profissionais pode ajudar a sua empresa! Estamos devidamente preparados para atender às suas necessidades!

Além disso, não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar novos conteúdos! 

Aprenda sobre: Contabilidade em Belo Horizonte: Conheça os diferenciais da CJF para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo