planejamento-financeiro-2021-como-se-preparar-para-as-mudancas-de-mercado

Planejamento Financeiro 2021: Como se preparar para as mudanças de mercado

Depois de um ano marcado por uma grave crise financeira, milhares de empresas já estão se preparando para o ano de 2021. Com isso, uma das etapas mais importantes é a realização de um bom  planejamento financeiro.

Isso porque, a forma com a qual uma empresa lida com as suas finanças é essencial para o seu crescimento no mercado de maneira saudável e estruturada.   Além disso, a falta de atenção com a gestão financeira pode fazer com que uma empresa corra sérios riscos, que podem resultar no seu fechamento.

Desta forma, a elaboração do planejamento financeiro 2021 surge como uma atividade indispensável para uma empresa. O foco é buscar se adaptar às mudanças ocorridas no mercado, em razão do novo coronavírus.

Portanto, acompanhe o nosso artigo e descubra quais são as etapas para que a sua empresa consiga planejar as suas finanças. Leia com atenção e aproveite para tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao assunto!

Planejamento financeiro 2021: o que é?

O início do ano é um dos períodos mais propícios para que uma empresa elabore um planejamento focado no desenvolvimento de suas operações para os seus próximos 12 meses.

Deste modo, torna-se fundamental compreender quais são os passos que permitem a elaboração de um planejamento financeiro. Isso, principalmente, considerando a realidade de seu cenário atual, marcada pelos impactos da crise causada devido a uma pandemia.

O primeiro passo que todo empreendedor deve tomar é fazer uma avaliação do seu desempenho financeiro no último ano.

Após isso, é possível identificar qual é a realidade atual da empresa. Fato que permite compreender quais são os setores que podem acabar sofrendo cortes nos gastos e onde existe a possibilidade de investir.

Além disso, o planejamento financeiro 2021, também é uma ferramenta que auxiliará o empreendedor a definir quais serão as prioridades em seu orçamento, podendo assim destinar esforços de acordo com aquilo que considera relevante.  

O que você acha de compreender quais são? Continue a sua leitura e descubra todas as etapas por trás do planejamento financeiro.

Quais as etapas do planejamento financeiro?

A fim de proporcionar um entendimento mais profundo sobre a elaboração de um planejamento financeiro para a sua empresa, separamos aqui quais são as etapas que não podem ser ignoradas:

  • Diagnóstico empresarial;
  • Definição de objetivos e metas;
  • Traçar estratégias;
  • Acompanhar o mercado.

Portanto, acompanhe conosco como colocar cada uma das etapas acima em prática no planejamento financeiro da sua empresa.

1. Diagnóstico empresarial

O primeiro passo para a realização do planejamento financeiro 2021 é a realização de um diagnóstico do seu desempenho.

Ou seja, para que uma empresa possa olhar para o futuro, é indispensável que os empreendedores avaliem o seu passado. É o que permite identificar onde a empresa teve um número maior de gastos, onde obteve retorno financeiro e também se ela perdeu dinheiro.

Deste modo, ao considerar que o ano de 2020 foi um ano atípico, deve-se realizar uma análise dos últimos três anos da empresa. O que, inclusive, demanda o suporte de um serviço especializado, como uma contabilidade.

2. Definição de objetivos e metas

A segunda etapa por trás da elaboração de um planejamento financeiro é a definição de objetivos e metas. Aqui, deve-se considerar tanto o longo prazo como o curto prazo.

No entanto, é de extrema importância que os empreendedores mantenham os pés no chão. O que isso quer dizer? Que, se a sua empresa estiver passando por um momento de dificuldade financeira, não se deve esperar por resultados no curto prazo.

Sendo assim, se identificado que uma empresa está passando por um momento no qual ela possui um grande número de dívidas e gastos fixos, deve-se buscar a renegociação. Afinal, para planejar o seu 2021, é crucial estar livre de dívidas.

3. Traçar estratégias

Após definir as metas e objetivos do seu planejamento financeiro, chegou o momento de traçar as melhores estratégias para alcançar os resultados esperados, utilizando o diagnóstico levantado na primeira etapa. Afinal de contas, ele permite identificar se a empresa está cometendo erros ou não.

Sendo assim, a fim de trilhar um caminho mais assertivo para alcançar os seus objetivos e metas, deve-se mensurar os seus resultados. O que abre espaço para a implementação de melhorias nas estratégias definidas.

4. Acompanhar o mercado

No momento de realizar o planejamento financeiro da sua empresa, é de extrema importância acompanhar a situação do mercado.

Afinal de contas, o ano de 2020 nos mostrou que o mercado pode ser bastante instável e pegar as empresas de surpresa.

Desta maneira, o foco de acompanhar o mercado é buscar uma melhor adaptação. O que permite andar no mesmo ritmo encontrado e, assim, não ficar atrás dos seus concorrentes. Uma boa fonte de informações do desempenho do mercado pode ser encontrada nos sites de sindicatos, associações e entidades do ramo da empresa.

Além disso, uma dica extra para o seu planejamento financeiro é acompanhar também o comportamento do consumidor. Isso porque, diante das mudanças no mercado, os hábitos do cliente também se modificam: basta ver o crescimento no delivery de mercadorias, reuniões virtuais, venda de games e cursos on-line.

Uma outra dica é o corte de gastos que se apresentem como dispensáveis e que não interfiram em outros setores da empresa: gastos supérfluos e que não tragam resultados rápidos à atividade.

Saiba que, no momento de otimizar a gestão financeira da sua empresa, você pode contar com os serviços da CJF Contabilidade! Afinal, o nosso compromisso é o crescimento da sua empresa!

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem te ajudar! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo